segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O que pensa o presidente do Grêmio, Duda Kroeff, para 2010



Porto Alegre - Filho do patrono do Grêmio, Fernando Kroeff, Duda Kroeff, 54 anos, assumiu o tricolor em dezembro de 2008. E o seu primeiro ano no comando do clube foi turbulento. Logo em fevereiro, derrota em Gre-Nal. Nos dois meses seguintes, mais dois fracassos diante do rival. A consequência foi uma forte pressão da torcida, de conselheiros e a demissão do técnico Celso Roth.

A contratação de Paulo Autuori também foi contestada, não pelo profissional, mas pelo tempo de espera por ele (mais de 40 dias). Mesmo com um treinador prestigiado, o tão almejado tri da América, meta do presidente durante a campanha eleitoral, não veio. O resultado foi a perda de um de seus principais apoiadores, André Krieger, o homem forte do futebol, que pediu demissão.



No Brasileirão, o Grêmio também não empolgou. E no último capítulo da competição, outra vez o mandatário tricolor ficou entre a cruz e a espada. Como só a derrota para o Flamengo evitaria o título colorado, Duda Kroeff sofreu uma violenta pressão interna. A vitória dos cariocas amenizou um fim de ano que poderia ser trágico para a torcida. Porém, em entrevista ao ABC, o presidente gremista promete um 2010 melhor. Além de uma equipe mais forte, Duda também pretende melhorar as finanças do clube. Acompanhe os principais trechos:



Qual a expectativa em relação à nova comissão técnica?

Duda Kroeff - A expectativa é a melhor possível, fiquei supercontente em ter conseguido contratar o Paulo Paixão, eu achava que não era possível, mas aí quando a gente ouviu que ele queria voltar, que não queria ficar mais na Rússia, entramos em contato com ele e foi muito rápido, mais fácil do que eu pensava. Fiquei supercontente, pois além de ser um grande profissional, é uma liderança importante no vestiário. E o Silas foi considerado o segundo melhor

treinador do Campeonato Brasileiro de 2009, me causou uma impressão muito boa nos primeiros contatos. Outra característica importante do Silas é que ele tem ambição.

O senhor recebeu muitas críticas em 2009. Como as encarou?

Duda - Sem problema, já sabia, acompanho isso aqui desde pequeninho. Via meu pai aqui, vi vários outros dirigentes, sei como funciona. Se o Grêmio tirar segundo, é criticado. Tem que tirar primeiro em todas as competições. Se ganha uma e na seguinte começa a ir mal, já vem crítica de novo. Time de massa é assim mesmo, sem surpresa e sem problemas.

Quais os projetos para o quadro social e patrimônio em 2010?

Duda - Vários, estamos fazendo uma porção de coisas. Implantando o Iso 2000 no quadro social e também a qualidade total. Temos um plano que vai ser lançado em janeiro, temos o Exército Gremista, um plano junto com o Banrisul numa complementação do nosso contrato de patrocínio. Vamos ter umas receitas novas bem importantes. Em relação à Arena, está tudo caminhando. Se tudo der certo, as obras começam em junho do próximo ano. Tem licenças da prefeitura que são importantes e está tudo escalonado para que no último dia de maio elas estejam todas prontas para que comece a obra.

O Campeonato Gaúcho será prioridade para o clube?

Duda - Neste ano, é. Não tem Libertadores, Gauchão é prioridade.

Tentará a reeleição no final do próximo ano?

Duda - Está cedo ainda, vamos pensar em fazer um time bom. Por enquanto, estamos pensando só nisso. Mas não descarto nada, apesar de não ter muita vontade. É legal, sem problema, sem surpresas, mas acho que dois anos é bom e tenho um pouco de saudades da minha vida tranquila.

Otorcedor pode esperar novas revelações das categorias de base? É possível citar alguns nomes?

Duda - Acho que sim, temos jogadores que prometem bastante, como o Mithyuê. Tem o Pessali, pena que se machucou, sofreu uma torção feia no tornozelo, não vai dar para levá-lo para a pré-temporada como a gente queria. Mas levo muita fé no Mithyuê, no Matheus Magro, que é um volante clássico, muito interessante. O Saimon, tenho impressão que vai explodir também esse ano (2010).

No que o Grêmio de 2010 será melhor em comparação ao de 2009?

Duda - O time vai ser melhor, se nós conseguirmos concretizar todas as contratações que estamos tentando. Não estou desqualificando as outras, mas acho que a comissão técnica é melhor. Essa coisa do Silas ter ambição é muito importante, e o Paulo Paixão, acho que é o melhor do mundo na função.



Qual o maior desafio para o ano que está começando?

Duda - Seriam dois. O Grêmio ganhar a sua quinta Copa do Brasil, e a outra pagar o maior número de dívidas possível. Quero que o Grêmio se aproxime de uma estabilidade financeira, estou trabalhando muito para isso. E acho que vou conseguir entregar para o próximo presidente um Grêmio bem melhor nessa questão. A dívida é de R$ 140, 150 milhões, mas um bom pedaço dela está no Refis, tem ainda a Timemania e uma boa parte está no condomínio de credores. As dívidas que realmente incomodam são uns R$ 40, 50 milhões, mesmo assim a gente está dando um jeito nelas. Estou me dedicando a essas coisas, porque o futuro do Grêmio passa por essa estabilidade financeira, que faz tempo que não temos.



Em quem o senhor aposta para ser o destaque na próxima temporada?

Duda - Acho que o Maxi López, se ficar, tem uma chance boa de fazer um grande ano. O Mário Fernandes também, a gente tem a intenção que ele jogue na posição dele, que é de zagueiro. Alguns desses que vêm podem se destacar também, o Leandro, o Borges e o Hugo.E tem ainda o Douglas Costa, pode ser o ano dele.

Como seria o 2010 perfeito?

Duda - Campeão do Gauchão, da Copa do Brasil e do Brasileiro. Esse seria o ano perfeito, nem quero a Sul-Americana (risos). E o Grêmio melhor financeiramente, mais equilibrado. Isso seria a perfeição.

(fonte Diário de Canoas)

Um comentário:

  1. O Duda pode até não ganhar nenhum título, mas o fato dele estar querendo pagar as dívidas me deixa muito confiante no Grêmio de 2010 a 2020.

    Pelo jeito em janeiro teremos novidasdes. Ufa!

    Esta dívida do Grêmio seria paga em 1 ano se dobrassemos o quadro social.

    A hora que o torcedor se tocar disso e virar sócio, em pouco tempo teremos um Grêmio com timaços e tenho certeza que aliado a Arena teremos a decada de 2010-2020 semelhante a dos anos 80/90.

    Portanto torcedor, aliste-se no exécito gremista e mais que isso, torne-se sócio, nao fique esperando um milagre ou que os outros torcedores ajudem o Gremio e quasndo estiver tudo uma maravilha vc se associar. Mostre que é Gremista agora, vai la e te associa pelo site.

    E tenho dito!

    ResponderExcluir