domingo, 25 de outubro de 2009

Categorias de base – O Futuro no Presente

(by Luciano Caldeira)


Quando falamos em categorias de base, nas rodas de conversa sobre o Grêmio surgem as boas lembranças de Ronaldinho, Anderson, Lucas e Carlos Eduardo, e decepções como Bruno, Pico entre outros. Falamos das jogadas, das oportunidades do futuro e quem será o próximo craque revelado, nos perguntamos como é o processo de formação destes jogadores, qual a estrutura da Categorias de base, porque alguns dão certo e outros somem nos momemos decisivos, porque perdemos jogadores para empresários e como barrá-los.



Pois no sábado dia 17/10, no Encontros com a direção, com a participação do Diretor das categorias de base Paulo Deitos, o Coordenador administrativo Mauro Rocha e o Coordenador Técnico Edson Aguiar, tivemos uma verdadeira aula sobre as categorias de base do Grêmio. E quando falo aula, não pensem em algo, didático e sonolento, a paixão pelo trabalho desenvolvido e o brilho nos olhos destes profissionais que transmitiam as informações para os sócios, enchiam nosso peito gremista de orgulho e esperanças. Vou tentar transmitir de forma sucinta alguns pontos abordados no encontro.



Captação de atletas



Hoje o Grêmio capta atletas para sua categoria de base, através de sua escolinha de Futebol, das Escolinhas Conveniadas, Empresários e clubes que oferecem jogadores para teste,e de atletas observados em competições em que jogaram contra o Grêmio e despertaram o interesse do Grêmio.



Escolinha de Futebol – Atende cerca de 1200 alunos divididos em Escolinha(recreativa), Projeto (alunos que tem capacidade para entrar nas seleções) e Seleções (alunos que ingressaram nas categorias de base, contam com a mesma equipe técnica que um time profissional. Entre 20% e 25% dos atletas tem custeadas suas despesas por uma parceria entre Grêmio, Banrisul e Prefeitura de Porto Alegre. O Grêmio encaminhou um novo projeto com base na lei de incentivo ao esporte, que permite pessoas físicas e jurídicas a direcionar 6% e 1% , respectivamente, do seu imposto de renda devido para o projeto.



Escolinhas Conveniadas – Funcionam no como franquias, usam a marca Grêmio e tem orientação direta do clube. Os atletas advindos destas escolinhas, tem entre 15% e 20% do seu passe atrelado a escolinha formadora, que encaminha para o Grêmio. São hoje cerca de 100 escolinhas espalhadas pelo Brasil e um na Agentina. Propostas de escolinhas nos Estados Unidos, Canadá e Israel estão sendo avaliados.



Clubes e Empresários – Hoje o Grêmio só aceita atletas para teste com todas as bases da negociação, caso o Clube mostrar interesse no atleta, acertadas. Existe um padrão definido por idade e indicação (empresário ou clube), no percentual do passe do atleta. Ex.: Atleta de 16 anos indicado por empresário Grêmio 85% - empresário 15%. Não existem mais negociações para atletas da base no esquema 50% - 50%.



Recursos



Hoje contamos com um dos melhores Centros de Treintamentos (CT Hélio Dourado) do pais e do mundo. Em termos de equipamentos e software o Grêmio só tem um clube no Brasil que concorre diretamente como o melhor, que é o Corinthias SP.



O orçamento anual das categorias de base em 2008 ficou em mais de R$ 8.000.000,00, cada atleta que reside nos alojamentos do clube, custa em média R$ 5.800,00 mês. Hoje são 76 vagas, com a conclusão do CT em Eldorado do Sul, este número deve ser ampliado.



Verticalização e qualificação



O chamado projeto de Verticalização partiu de um princípio do clube Grêmio, que achou em Paulo Autuori o perfil de treinador para aplicar este processo. Todas as categorias utilizaram o mesmo esquema de jogo do time principal, exatamente para que os jogadores das categorias de base, estejam habituados ao esquema de jogo e venha a fornecer atletas para as posições específicas. NÃO SE TRATA DE ROBOTIZAÇÃO DOS JOGADORES, mas a criação de jogadores que conheçam o sistema de jogo e dentro de sua individualidade (habilidade) busquem soluções, para aplicarem ao jogo. E acima de tudo valorizar e respeitar a identidade e tradição do clube. O esquema 4-4-2 tem infinitas variações que são adaptadas ao plantel disponível.



O Grêmio utiliza como modelo clubes como Ajax, Barcelona e Inter de Milão, para a implantação de seu projeto. Estes clubes trabalham com uma média de 22 à 27 jogadores por categoria, enquanto o Grêmio trabalha com 45 à 50 atletas. Para um maior qualificação do grupo, houve dimininuição do número de atletas de algumas categorias (a captação de atletas nas escolinhas tende a aumentar, porém os critérios de avaliação para o ingresso nas categorias de base será mais rigoroso). As dispensas obedeceram critérios técnicos de avaliação e opinião favorável de cinco pessoas da comissão técnica, o que deve gradualmente acabar com as ingerências e apadrinhamentos dentro das categorias de base.



Utilização dos jogadores da base no time B, em campeonatos profissionais, para ganhar experiência. Atualmente o time B do Grêmio disputa a copa Arthur Dalegrave. Os que acompanham o Grêmio no Olímpico a algumas décadas, lembram que antes dos jogos princípais haviam jogos preliminares. Existe melhor lugar para os atletas do que o estádio do seu clube lotado, para ganhar experiência e se acostumar com o público? Para a CBF parece que não, pois esta proibiu qualquer atividade antes dos jogos, pois a grama tem de estar em perfeito estado para a transmissão televisiva. Lamentável.



Proteção contra o roubo de atletas



A aproximação das famílias do clube é uma das formas de tetar barrar este processo, só nos campos de treinamento do Cristal, se reunem aos finais de semana cerca de 3000 pessoas entre atletas e familiares.



A atual legislação permite aos clubes assinarem contrato com os atletas somente à partir dos 14 anos, com duração máxima de quatro anos no primeiro contrato. Este contrato é chamado de contrato de aprendizagem, hoje no Grêmio são 170 atletas com este tipo de contrato. E 85 atletas com contrato profissional que pode ser assinado à partir dos 16 anos.



O Grêmio tem usado de alguns artifícios para proteger seus atletas do assédio de larápios empresários, não participa mais de competições não federadas como a Copa Nike que espõe os atletas à empresários, justamente na idade em que eles não tem contrato assinado ainda com o clube. Os treinos estão acontecendo no CT de Edorado, pela melhor estrutura e pelo controle de acesso que o Grêmio pode ter ao complexo. Jogadores só serão promovidos ao time princípal ou B se tiverem um contrato de 05 anos assinado. Bergson, destaque do time B, foi chamado para a concentração do GREnada, após renovar o seu contrato com o clube por 5 anos.



Futuro



O Grêmio aposta muito no seu projeto de categorias de base, todas as análises e projetos são feitos com base nos mais modernos métodos, praticados em grandes corporações, esportivas ou não. A expectativa com este projeto é tanto que hoje 44% do time princípal é formado por atletas que vieram da base e o clube planeja aumentar progressivamente este percentual nos próximos anos, e incrementar a venda dos atletas excedentes:



2010 – 55%



2011 – 67%



2012 – 68%



2013 – 69%



2014 – 70%



É importante salientar que os profissionais que estão à frente deste projeto destacam que quando se trabalha com pessoas, a infinidade de fatores que podem influenciar para o desenvolvimento negativo ou positivo de um atleta, muitos destes fatores estam fora do controle da instituição, mas o papel dos profissionais das categorias de base, é fundamental para que através da cienticifidade, da pesquisa e do treinamento, possam diminuir ou anular estes fatores, para que o Grêmio possa em breve colher os frutos deste trabalho.



Um destes fatores pode ser notado claramente no estádio em dias de jogo. Geralmente a torcida tem paciência com atletas mais experientes que vem de outros clubes, mas basta um dos pratas da casa errar um passe ou um lance que já houve vaias. E a cada jogo esta situação se agrava, porque o menino quer provar que em um lance ele pode resolver o jogo, o que acaba comprometendo sua participação nas partidas. Por isto amigos tricolores um pouco mais de paciência e prudência nas críticas aos nossos meninos, eles são o futuro do clube.E podem ter certeza que este futuro, esta cada vez mais presente no cotidiano Tricolor.


Grande abraço e saudações tricolores.
Este texto é de Luciano Caldeira, nosso novo colaborador. GREMISMO é a nossa marca.






 
E tenho dito!

3 comentários:

  1. Falha minha, Edson Aguiar é o coordenador técnico e Mauro Rocha o Coordenador administrativo.

    ResponderExcluir
  2. Então custa 5.800,00 a escolinha do gremio por mes?

    ResponderExcluir
  3. Ola Matheus, sim, e este custo é 100% do GRÊMIO.

    ResponderExcluir