sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Réplica e Tréplica - By Minwer - Blog do Torcedor


Reproduzo aqui e assino embaixo o que o Minwer publicou hoje no Blog do Torcedor.
Leiam, reflitam e comentem.

Deputado, se quer fazer algo MORAL, crie um projeto de FINANCIAMENTO através do BNDES conforme prometido as cidades sedes e não jogue nosso dinheiro no lixo como pretendes.

Fica ai minha sugestão!
 
"
Sinceramente, gostaria de estar escrevendo sobre o jogo de domingo mas em virtude da repercussão do tópico abaixo sou obrigado a publicar mais um sobre o PL5310. Prometo escrever sobre o jogo logo em seguida.


Ontem à tarde, recebi uma mensagem via twitter do deputado Beto Albuquerque (ou da sua assessoria), autor desse projeto de Lei que pode beneficiar 3 entidades privadas. Dizia a mensagem: “@minwer Veja motivos PL5310 dos estádios da Copa. Por favor leia e reflita honestamente.Depois tire a conclusão. Obrigado http://bit.ly/OuiaQ

Sugiro que leiam o texto do link indicado. É uma resposta do deputado quanto aos questionamentos que foram feitos aqui e em diversos outros blogs e que já foi publicado em um comentário do tópico abaixo.

Respondi, via twitter, que gostaria de contra-argumentar mas seu site não possibilitava comentar matérias. Houve uma certa demora para um retorno, e quando veio, foram 2 mensagens:

“@minwer Espero que divulgue minha carta aos teus seguidores. Afinal me condenaste sem me ouvir. Criaste a versão que te interessa.”

“@minwer Meu camarada. Eu tenho site.Nào me escondo.Escreva um email pra mim que lerei com maior respeito.Mas aviso:Sou contra a injustiça..”

Por fim, publico aqui a minha tréplica, na qual usei alguns argumentos apresentados pelo Roman, do blog Imortal Tricolor.



Prezado Deputado,

Conforme comentei via twitter, senti falta de uma opção ‘comentários’ junto aos teus artigos. Seria muito mais prático do que desta forma, além de manter todas as opiniões sobre determinado assunto juntas e publicadas, tal como num blog.

Assim como o senhor afirma que sua proposta virou um debate passional, a sua defesa também tomou esse viés ao afirmar que “Há uma campanha sórdida e tendenciosa pela internet contra mim“. A ‘campanha’ é somente contra o PL5310, essa sim, sórdida e vergonhosa na tentativa de pretender possibilitar a quitação de uma dívida tributária de mais de uma centena de milhões de reais de um clube ao qual o senhor presta assessoria, através de uma manobra à qual se quer emprestar vestes de legalidade.

Sempre fui contrário à realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Rio, e isso me deixa mais à vontade para questionar esse tipo de projeto. Vamos a ele.

O senhor sabe muito bem que Copa do Mundo de 2014 terá 12 sedes (Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, Cuiabá e Manaus), e que em somente 3 delas o estádio a ser usado é privado. Os outros 9 receberão investimentos federais, o que também é um absurdo, mas não está no cerne dessa discussão.

Diferente do texto publicado em seu site, que diz que esse projeto é um estímulo a “todos os clubes de futebol que serão sede, sub-sedes da Copa ou que estejam nos 12 Estados escolhidos para os jogos de 2014” , o projeto de lei não prevê isso.

Está lá escrito no artigo 1:”Art. 1o Os investimentos, com recursos próprios, realizados por entidade desportiva da modalidade futebol em obras de construção, modernização e reforma de seu estádio escolhido para sediar os jogos da Copa do Mundo de Futebol do ano de 2014, organizada pela Federação Internacional de Futebol – FIFA, constituirão crédito fiscal que poderá ser usado na forma desta Lei.“

Não há, portanto, referência a “sub-sedes” ou a estádios que apenas estejam “nos 12 Estados escolhidos”.

Ainda que fosse como começou a dizer e repetir o Deputado em seu arrazoado (que beneficiaria sedes, sub-sedes etc), não se trata de pendurar todos na teta do Erário e assim ficaria tudo bem. O projeto não é probo, não é justo. Ainda mais partindo de um socialista. O Deputado deve saber quantas creches, escolas e hospitais poderiam ser aparelhados com este montante.

O senhor refere que as dívidas dos clubes são “impagáveis“. Ora, quem possui dívidas impagáveis está insolvente. Porém, se é capaz de realizar investimentos patrimoniais do tamanho das dívidas, mostra dispor de recursos para quitá-las. Que credor aceitaria uma presunção de insolvência de alguém que está gastando recursos em volume igual ao valor devido em obras de ajardinamento, embelezamento ou melhorias de uma casa? Deixe o seu clube no Timemania, Deputado, junto com todos os outros.

Na justificação do Projeto de Lei em questão consta que “pretendemos com este Projeto diminuir o gasto de dinheiro público na realização da Copa do Mundo“. Ora, isso não é uma contradição? Perdoar dívidas para que os clubes invistam nas reformas de seus estádios não é o mesmo que pagar pela reforma? Francamente.

Por fim, ao indagar e oferecer:

“Afinal, como serão construídos ou reformados os estádios e complexos que servirão como sede, sub-sede ou de apoio aos jogos da Copa do Mundo? Você tem a palavra.“

Tomo a palavra oferecida pelo Deputado para dizer: Isso é problema de quem se ofereceu para ser sede dos jogos, assumindo, de livre e espontânea vontade, encargos frente à FIFA. É assunto a ser resolvido pelas respectivas diretorias, com ajuda do seu corpo de assessores, em âmbito privado.

Respeitosamente,

Minwer Mahfuz Daqawiya

"


Nenhum comentário:

Postar um comentário