quinta-feira, 22 de abril de 2010

"HOJE O EXÉRCITO GREMISTA É CADA UM DE NÓS"

Usei como título deste post a frase usada pelo Lucas (cônsul adjunto de Floripa) pois ele inteligentemente usou como forma de iniciar o dia do jogo já mexendo com os colaboradores do BOBINAÇO 2010 I, porque cada vez mais este belíssimo programa criado pelo GRÊMIO vem sendo encarnado por todos nós gremistas, e foi assim que cada um teve que se sentir para COPARMOS mais um jogo decisivo de Copa do Brasil.

Hoje irei relatar um pouco de como tudo acontece, na minha visão e no que tenho conhecimento claro. Eu iria seguir uma seqüência baseada nos fatos, mas vou preferir falar primeiro do que de ruim ocorreu e terminar com o lado bom (torcida), e ficar com ele em mente, mas nao menos preocupado com o ruim (futebol).


Ah, e sobre o "ambiente hostil", "guerra" que seriamos recebidos... só na cabeça da Imprensa, e hoje ainda tenho que ouvir e ler os mesmos dizendo "falaram em guerra.. bla bla bla", como se não fosse com eles. Pasmem. Quase conseguiram criar uma richa aonde não existe. Pra mim, pura incitação a violência o que fizeram. Está na hora de serem menos sensacionalistas e mais jornalistas.



RUIM....
Parece que fomos convidados para ir ver um espetáculo e os atores principais (alguns) não vieram. Uma festa desta envergadura merecia no mínimo jogadores guerreiros, com GRÊMISMO nos olhos, na veia e no coração, e a hora que o juiz amarelou o 1o jogador todos pra cima dele... mas nada.. todos tranquilos igual água de poço.

Tire Jonas, Borges, Victor e Mário Fernandes, os outros 7 jogavam como se fosse um coletivo. Será que não mexe com os brios destes atletas (os 7) o fato de que perder para o AVAI? E não quero menosprezar o AVAI não, pois tenho um grande carinho por ele, afinal é aqui de Floripa aonde vivo e é o time que aprendi a gostar (claro é azul) e a até a torcer (quando for contra os demais).

Eu ainda sonho com o dia que nosso time não tenhar no plantel alguns jogadores:
   . Hugo - O Parasita come e dorme
   . Ferdinando - O Sem noção
   . Edilson - Nem no Avaí jogou bola
   . Joilson - Funcionário fantasma
   .RochemBOLO - O Maior salário para maior perna de pau... e gordo ainda!

O engraçado é que deste assunto não precisa ser nenhum expert para perceber estas coisas (posso ter exagerado, mas coloque a intensidade que você quiser e verás é "poali"), o que ninguém sabe ainda é o porque insistem nisso (SILAScamos?). Temos o Mithuye que joga muito e ele é barrado (sim barrado, não há outro adjetivo), as vezes, até mesmo do banco de reservas??? Façam-me um favor, vamos tratar o futebol com mais cuidado. A Torcida merece mais... muito mais!

BOA...
Classificação na bagagem e festa geral, em todos os sentidos.

Vamos falar então sobre a forma como o GREMIO é recebido em Floripa. Protagonizada pela torcida de Floripa e região, com apoio de muitos torcedores que vem do RS e da BANDA DA GERAL. De forma bem resumida (se é que eu consigo) segue abaixo alguns pontos importantes:

. Recebimento na chegada no aeroporto:
   . Carreata até o Hotel (não tenho vídeo)

. Ingressos: Sempre é "um parto". Foram apenas 1.500 disponibilizados. As informações oficiais o AVAI só disponibilizou minutos antes de começar a venda. O GRÊMIO não se pronunciou para que pudessemos orientar os torcedores. Pegamos uma fila enorme, o bom é que deu pra distribuir material do Exército Gremista (Adesivos e Panfletos). Das 14hs até as 18hs esgotaram-se todos. O Avai então, gentilmente, disponibilizou a área que eles chamam de mista para o GRÊMIO, +- mais 1.000 ingressos (cadeiras a 100 pilas). Peço desculpas aos consulados que me ligaram e eu não tive como ajuda-los, fizemos o possível, muitos aqui em Floripa e região ficaram sem também.

. Quanto ao BOBINAÇO 2010 I, tudo começa meses antes, na verdade tudo começa assim que termina um BOBINAÇO, ou seja, hoje já esta se pensando no próximo jogo aqui (Setembro).

. Alguns fazem a doação em dinheiro e além disso são promovidos alguns eventos no intuito de reunir os gremistas e fazer a arrecadação. Eventos como doação de sangue, jogos de futebol e “choripans” aonde em cada evento, por exemplo, cobra-se R$ 5,00 por pessoa em forma de doação. O lado negativo, é que muitos, pasmem, publicam na internet “contem comigo”, “nós aqui da cidade X doaremos Y”, etc etc etc. E não são poucos, mas isso foi superado novamente pelos que são de fé, GREMISMO PURO, NA VEIA!!

. O planejamento existe, mas sempre fica na dependência de quanto se consegue arrecadar ($$), os objetivos são sempre ter pelo menos BOBINAS, PISCAS (pequenos sinalizadores), CHUVA DE PRATA e FUMAÇA (nem sempre a PM libera). O papel picado só é usado em jogos de dia.

. Este ano se conseguiu uma quantidade expressiva:
     1600 Bobinas
       400 Piscas
       180 Chuvas de prata
         15 fumaças (5 de cada cor)

. É feito um plano de como se executará o uso de cada material: ordem e quantidade. Analisa-se a questão de chuva, vento, perigo de fogo, horário de distribuição.

. No dia do jogo, faz-se uma reunião (esquenta) para combinar os últimos detalhes e revisar o planejamento. Define-se quem ficará com as fumaças e chuva de prata, já que requerem um pouco de “experiência” para funcionar. Ajustam-se os últimos detalhes, quem leva o material (divide-se em vários carros), e faz-se a escala de caronas, e rumamos para o estádio 4horas antes (sim, ir para a ressacada é algo surreal).

. A presença da BANDA DA GERAL é sempre uma incógnita (quantidade de integrantes), caso ela não venha, tem-se o Plano B, mas preferimos a original de fábrica, sempre. Desta vez, vieram e comandaram “o baile” com todo o alento do Olímpico, e a galera daqui cantou junto. E pra variar, 90 minutos sem parar (fora o antes e o após o jogo).

. Muitos sabem as músicas “por cima”, então tem-se a preocupação de publicar na comunidade do consulado de Floripa as músicas da Geral e incentiva-se que os torcedores aprendam a letra.

. Como sabe-se que vem torcedores de todos os rincões, chega-se ao detalhe de se confeccionar um “papel recado” aos mais desavisados com o seguinte dizer:

   INCENTIVE OS 90 MINUTOS
   VAIAS SÓ PREJUDICAM
   CRITIQUE SOMENTE APÓS O JOGO

. Antes do jogo, a aflição de chegar ao estádio, e no procedimento de reserva a PM alegar que desconhece e o que foi cominado com a PM na semana anterior.

. Lá dentro, aguarda-se os minutos que antecedem a entrada para começar a distribuição (começa quando o Victor termina o aquecimento) do material pedindo encarecidamente para usarem somente quando o GRÊMIO entrar em campo. A partir daí é preciso ficar cuidando e pedindo para não usarem nada, mesmo assim, alguns usam... dãããã!

. CHEGA A HORA, E O DESCONROLE É GERAL. O Resultado todos já conhecem, admiram, (alguns invejam mas nunca saberão fazer), e tudo saiu conforme imaginado (exceto o vento que não dominamos hehe). Temos certeza que o GRÊMIO se sentiu em casa, se não jogou (E NÃO JOGOU) não foi por falta de torcida.


(Foto: Sônia Vill)

Confesso que ao ver as bobinas voando, sinalizadores acesos, BANDA DA GERAL puxando o canto e todos cantando, um misto de alívio, emoção e satisfação, alentou o meu GREMISMO ainda mais, e muitos com quem conversei estavam igualmente emocionados: Lagrimas nos olhos, e lágrimas com a cor Azul, Preta e Branca.

Já convoco para a próxima festa, qualquer quantia é bem vinda. Setembro está logo ali.

Fica aqui meu sincero agradecimento aos +-30 que contribuíram para que isto acontecesse, O EXÉRCITO GREMISTA foi convocado, e se fez presente como sempre.

Para encerrar, citarei o que disse o Thomas Haag (Cônsul adjunto) hoje em um tópico para os torcedores externarem o que pensam sobre o jogo de ontem:

“Existe uma música da Geral (a do amor descontrolado) que diz uma frase emblemática:
    "... com meu trapo e a bandeira
    VENHO PELA CAMISETA..."

Este vem sendo meu espírito até que "Meiras e Silas" abdiquem de suas posições. Vou no estádio PELO CAMISETA, PELO GRÊMIO. Não tenho o menor sonho com este time, mas jamais vou abandonar. Saindo ou não campeão, o Grêmio é muito maior que estes senhores.”




VEM, AI O BOBINAÇO 2010 II – Faça parte desta história. Maiores informações, acesse a comunidade do Orkut da Consulado de Floripa (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=5402377).


E você ai... não é sócio do Grêmio ainda? Clique aqui e associe-se.

Então no mínimo aliste-se no Exército Gremista, apóie a ARENA DO GRÊMIO.

E ao final, marque gols na ARTILHARIA TRICOLOR e troque por produtos oficiais.



E tenho dito!

5 comentários:

  1. Me mande o código para eu colocar o relógio regressivo do Simon no meu...abraço tricolor

    ResponderExcluir
  2. Entre ai e faca o download, que tem tudo explicado.

    http://www.4shared.com/file/250584645/4da786ee/CodigoSimon.html
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Camarada! Value pelo o apoio! èh o Ricardo De Flores Da Cunha! Não consegui ingresso e teria morrido do coração pelo primeiro tempo. Mas valeu e de fato, pacífica a relação entre avaianos e gremistas...aqui na Pinheira(onde eu estava) super tranquilo....a mídia gosta de um assunto. Até o grenal de 2 de maio. Saudações tricolores!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Ricardo. Aqui seguimos firme e forte, o ue falam pouco importa, é apenas um ânimo a mais para nós.

    Isso não significa que aceitamos qquer futebol, NUNCA. Mas tbem, NUNCA deixaremos de promover o Bobinaço! :))

    Abraços

    ResponderExcluir