Dia 08/09/2009, o GRÊMIO lança a campanha Exército Gremista, sendo seu maior divulgador as redes sociais. Blogs, Sites, Twitter e Comunidades de Orkut, todos ao mesmo tempo fizeram a chamada e convocaram os torcedores a se alistarem. Começava ai uma nova era na história do relacionamento do Grêmio com o seu torcedor.
Cada um usava de sua criatividade para chamar a atenção do torcedor. Vídeos foram criados (1, 2, 3, 4)
Nas primeiras semanas o contador (número de alistados) aumentava em milhares por dia. Em seguida uma campanha na TV do RS chamou os torcedores para se alistar. Logo o símbolo do Exército começou ganhar o campo, jogadores entrando em campo com a camiseta, Danrlei, Fábio Koff e o Pres. Duda gravando vídeos conclamando o torcedor a se alistar.
Comemoramos os 100.000 alistados já em Outubro/09. O time em campo não ajudou muito a empolgar o torcedor, um ano (2009) em que ganhávamos todas em casa e perdíamos todas fora (Vitória contra o Náutico não conta).
A Central de Relacionamento tem plenas condições de atender aos torcedores sem deixá-los esperar muito, principalmente o contato virtal, por email. É ela inclusive quem produz o cartão do EG.
O EG está tão impregnado na estratégia do Clube que ganha marca própria, produtos são lançados, e tudo o que envolve divulgação do Grêmio, o EG está presente. Sim, afinal, o Grêmio irá se relacionar com o torcedor que está no EG, pois este o Grêmio conhece, este o Grêmio consegue entrar em contato. Os demais, precisam se cadastrar o quanto antes se quiserem obter as vantagens que começam a ser oferecidas.
Quase 7 meses depois do lançamento chegamos a uma marca histórica no futebol do Brasil: 200.000 torcedores cadastrados.
Nenhum clube do Brasil possui este banco de dados, e nenhum outro possui este programa (ainda), estamos crescendo para atingir a 1ª meta que é de 1 milhão. Não se sabe quando atingiremos isto, mas sabe-se que é perfeitamente possível.
Eu diria que hoje o torcedor gremista está classificado de 3 maneiras, sendo que nenhuma delas o torna mais ou menos Gremista. São elas:
1) SÓCIO: Como o próprio nome diz, são os sócios, os "donos" do clube. Eles são responsáveis pela geração de 30% de toda a receita do clube, e em contra partida possuem benefícios exclusivos, diferenciados e personalizados, que vão de descontos em produtos até a premiações como a camisa oficial autografada pelo seu ídolo.
2) Exército Gremista: São os torcedores que conseguem se relacionar DIRETAMENTE com o clube, possuem preferências, descontos e promoções específicas, conforme o perfil de cada torcedor. São os potenciais candidatos a se tornarem sócios, mas principalmente são torcedores que podem participar ativamente, se relacionando com o clube, afinal, ambos se conhecem.
3) Torcedores: Quem não é sócio ou do EG permanece anônimo para o clube pois optou por não permitir receber o carinho do clube, o relacionamento com o clube.
O que temos então é uma pirâmide TRICOLOR, aonde a base são os torcedores, que após serem "localizados" passam para o EG e aqueles que perceberem que ser sócio dá benefícios mútuos chegam ao topo da pirâmide.
A SITUAÇÃO ATUAL É A SEGJUINTE:
Algumas metas foram traçadas, e todos os programas lançados têm a missão de atingi-las efetivas. Dentre eles cito alguns:
. Promoções exclusivas aos sócios (Portal do Associado)
. Promoções exclusivas para o Exército Gremista
. Programa de Fidelidade (Artilharia Tricolor)
. Cônsul nota 10
. Nova captação de sócios através de descontos com empresas parceiras
. Título de capitalização
. Plano de telefonia CLARO
Com tudo isso, a tendência é que a pirâmide vá ficando mais homogenia, ou seja, crescendo o EG e conseqüentemente os sócios.
A lógica é simples, o torcedor não tem a informação sobre os benefícios de se tornar sócio, então alistam-se eles no EG, e a partir dai através de comunicação e marketing conquista-se ele para torná-lo sócio.
AS METAS ATUAIS SÃO:
Os programas são contínuos e isso fará com que esta pirâmide tenda a ser cada vez mais homogenia, e com isso, a quantidade de torcedores nas duas partes da pirâmide (BRANCA e AZUL) serem tão grandes que o clube aumentará as receitas ao nível de clubes europeus.
Isso dará um potencial financeiro ao GRÊMIO tal que fará com que possa primeiramente ficar com os seus craques formados na base por mais tempo e por fim, montar times SEMPRE competitivos e vencedores trazendo craques do futebol mundial, proporcionando a nós torcedores títulos e mais títulos, mas acima de tudo, um relacionamento com custo benefício que damos valor, que nos sentimos parte do clube no dia-a-dia, que somos lembrados sempre, na boa e na ruim.
A PIRÂMIDE IDEAL SERIA A QUE SEGUE:
Faça a sua parte!
Torne isto realidade!
Você estará ajudando a si próprio!
Já somos um dos maiores clubes do mundo em termos de títulos e agora podemos nos tornar um dos maiores clubes em termos de receita.
O resultado é que encurtaremos ainda mais os caminhos dos títulos já conquistado pois temos a necessidade de ganhá-los novamente. No GRÊMIO é assim, vivemos de títulos nacionais, continentais e mundiais, e é esta cobiça que faz esta união por esta causa, por esta estruturação de um clube vencedor e que tem no futebol o seu fim e no seu torcedor o seu meio.
E tenho dito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário