terça-feira, 30 de março de 2010

Que tipo de Marketing você prefere?

Que tipo de Marketing você prefere?

Existem momentos na vida que precisamos fazer auto criticas, só assim conseguimos, as vezes, perceber novas oportunidades ou rever conceitos, percepções, etc.

Existem momentos na vida que de tanto falarmos sobre um assunto ele torna-se tão verdadeiro que nenhum argumento, prova ou fato nos faz mudar de idéia. Se quer nos demos a chance de pelo menos suspeitar, afinal se todos pensam/falam/gritam/escrevem assim é porque é assim.

Parando de "filosofar", e indo para o que interessa. Estou me referindo ao Marketing do Grêmio.

Só continue lendo se você se permitir ter opinião própria, ler dados e fatos e repensar seus conceitos, percepções, etc. Senão, deixa pra lá, pois você será mais um que duvidará das informações ou dirá que isso não é marketing, ou que prefere o marketing que nós não temos e que não vamos (Grêmio) fazer.

Diria o professor Tadashi: PERMITA-SE.

Vivemos de comparações com os vermelhos, achamos o “marketing” deles o “máximo”, a pergunta é: PORQUE VOCÊ ACHA ISSO?

1) Porque todos falam isso...?
2) Porque usam os “100mil sócios” como marketing...?
3) Porque vendem jogadores com valores maiores...?
4) Porque o faturamento com marketing é de...?
5) Porque...?

É difícil achar um porque pelo simples fato de que você não sabe, as reticências são justamente porque em nenhuma delas você (nem eu) temos certeza. Criou-se esta idéia errada, ela firmou-se e fez com que todo o restante fosse inferior. E mais, qualquer coisa boa que acontece “foi o marketing”.

E o marketing do Grêmio? Alguns adjetivos que usamos (sim, não me escondo que também uso alguns destes): inexiste, inoperante, amador, não sabe comunicar, sem estrutura, etc, etc, etc.

Vejamos então 15 FATOS:

1) O Marketing do Grêmio é composto por 6 colaboradores, contando o Caco;

2) O Marketing do Grêmio não gasta dinheiro para iludir o torcedor nem para agradar/manipular a imprensa, muito menos tem como objetivo fazer marketing de jogador;

3) O Marketing do Grêmio preocupa-se em como fazer dinheiro com dinheiro, mas sendo prático, honesto com seu cliente e sincero;

4) O Marketing do Grêmio fatura mais que o Marketing do co-irmão (essa você não sabia né?) e gasta muito menos (esta, claro, você sabia né?).

5) O Marketing do Grêmio se preocupa em gastar menos para sobrar mais. Pequenos exemplos como o de conseguir um fornecedor de sacos de lixo economizando R$ 1.800,00/mês até um parceiro para pintar o Velho Casarão (Olímpico) economizando (deixando de gastar) +- R$ 100.000,00 em tinta (sim vamos deixar nossa casa bonita, independente da ARENA);

6) O Marketing do Grêmio se preocupa em buscar parcerias com empresas de renome de mercado, para beneficiar o seu associado (EM DIA). A partir de Abril haverá divulgação, e já contamos com 17 empresas que estarão interligadas com o quadro social. Os benefícios vão desde descontos, juros menores em crediários, parcelamentos maiores em crediários, etc. Alguns exemplos: Lojas Colombo (RS, SC, PR e SP), UNIMED (POA, Interior e Nacional), SENAC (RS), Unificado (RS), Etc.

7) O Marketing do Grêmio, juntamente com as finanças, firmaram convênio com o Banrisul/ICATU e será lançada em abril uma espécie de título de capitalização, com previsão de receita de 7milhões/ano. O Banrisul terá direito a +- 4.000 cadeiras no Velho Casarão, em contrapartida se obrigará a conseguir pelo menos 30.000 títulos ao valor de 24 x R$ 20,00. Quem adquirir concorrerá a prêmios e terá direito a cada 8 meses a uma camisa oficial da campanha (não é a de jogo). Toda rede Banrisul se tornará um ponto de cadastramento ao Exército Gremista e/ou de associação, pré-requisito para compra do título.

8) O Marketing do Grêmio, está concluindo o contrato com a Claro, o que impulsionará o aumento do quadro social e a fidelização. A Claro terá direito a 1.200 cadeiras no Velho Casarão, em contra partida toda a rede de lojas da Claro se tornará um ponto de cadastramento ao Exército Gremista e/ou de associação, pré-requisito para o benefício que ainda esta por se definir, mas será algo como aparelhos e planos mais baratos, sendo que todos estarão vinculados a uma conta mão do próprio Grêmio;

9) O Marketing do Grêmio se comprometeu fechar 2010 com 75mil sócios (EM DIA), portanto agora teremos meta clara a ser cumprida. E as ações citadas acima é que impulsionarão este incremento, além de ações dirigidas ao Exército Gremista em parceria com o Quadro Social, como por exemplo a criação de uma modalidade de mensalidade inferior com benefícios diferentes do desconto de 50% do ingresso.

10) O Marketing do Grêmio, desenvolveu junto ao departamento consular, o Consulado Nota 10, e dará total apoio aos consulados, seja com materiais impressos para divulgação, divulgação de notícias, construção de vídeos motivacionais, auxílio na organização de eventos promocionais; Com isso, o Departamento consular definiu metas para seus consulados baseados em estudos científicos, e isso fez com que o Departamento consular também irá trabalhar com metas de associação e alistamento no EG, passando então a meta para 2010 de associados para 102mil (EM DIA).

11) O marketing do Grêmio faturou em 2009 32milhões, ou seja, aproximadamente 1/3 da receita do Grêmio.

12) O contrato com a PUMA foi renovado até 2014 pelo dobro do valor (+- 7milhões/ano). Acrescendo a isto o Grêmio é o único time no mundo patrocinado pela Midea (maior fabricante de split do mundo com sede na China e com mais de 100 mil funcionários);

13) O Marketing do Grêmio é responsável pelo licenciamento da marca Grêmio e não para de crescer, já é o 2º maior do Brasil e em 2010 passará a ser o maior do Brasil. Hoje o Grêmio tem mais de 1.500 itens licenciados resultando quase 5 milhões em royalties/ano;

14) O Marketing do Grêmio estará viabilizando o “tour tricolor”, ando o objetivo é utilizar o ônibus oficial do Grêmio para que o visitante possa conhecer o CT Helio Dourado, Cristal e a ARENA.

15) O Marketing do Grêmio permite que a loja GremioMania fature em 2009 mais de 10 milhões e meio. Poucas lojas de varejo deste segmento têm este faturamento; Além disso, somente com as 39 lojas licenciadas são quase R$ 600 mil em royalties/ano.

Cada fato deste você pode achar defeito e virtudes em cada um, mas não pode negar que possuem potencial de acerto elevado, sendo que eles terão ampla divulgação, apropriada a cada uma delas.

Caco Keler que está 6 meses frente ao Departamento de Marketing sabe que o marketing tem um potencial gigantesco na geração de receitas e está estruturando o Grêmio para aumentar ainda mais, mas ele também sabe que gastar milhões em propaganda apenas para “aparecer” é jogar dinheiro fora.

A marca Grêmio cresceu 218% em valorização nos últimos anos, o maior crescimento dentre todos os times do Brasil e também do Mundo. Adicione isto ao 15º Top Of Mind da revista Manhã da marca Grêmio de forma consecutiva (15º, por isso elenquei 15 fatos).

O primeiro marketing pelo jeito não dá resultado, apenas o faz pensar que dá.

Eu prefiro o marketing do Grêmio, que está se estruturando para ter consistência naquilo que “marketear”, e isso as vezes significa não fazer barrulho, propaganda, etc.

Se acha que o Marketing não está bom, mande email ao Caco (caco@gremio.net) ou vá ao departamento de marketing pessoalmente e todos os 6 colaboradores estão lá para lhe ouvir, pois se levares algo que traga benefício para o Grêmio eles serão os primeiros a apoiar sua idéia, crítica ou sugestão.

Encerro com uma frase que ouvi do Caco Keler: “Nós não estamos preocupados com o que pensam do nosso departamento, a nossa preocupação é desenvolver um trabalho profissional e que renda resultados positivos para o clube. Não queremos elogios individuais. Queremos é a valorização da marca Grêmio.”

E ai, Que tipo de Marketing você prefere? Deixe seu comentário!

E tenho dito!

3 comentários:

  1. Parabéns Paulo!
    Como gremista, profissional de marketing, gaúcha, moradora de Floripa e admiradora do trabalho do Caco....adorei seu texto!!

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  2. Tassi, te convido a participar aqui em Floripa do grupo de gremistas.
    Abraços

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  3. renovaram até 2014 cm puma ?...tudo bem, mas as camisas serão bonitas a partir de agora ? Ou não querem vender camisetas?

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