sábado, 13 de junho de 2009

Quero ser sócio do Grêmio, mas o Grêmio me quer???

O Grêmio sem dúvida está na frente no quesito quadro social em relação aos clubes Brasileiros. Mas peca, e muito, em não aproveitar a idéia, iniciada em 2003/2004, e poder estar hoje com o quadro social sendo o seu principal pilar financeiro. Os benefícios que o sócio possui atualmente esta muito ligado a ir ao jogo pagando 50% do ingresso. Algumas ações foram implementadas e estão dando algum retorno... mas todas .. todas são de pouco impacto... temos cerca de 7milhões de torcedores, destes acredito que no mínimo 1milhão é potencial sócio, ou consumidor (cliente)...
Falamos a muito tempo de clube empresa, acredito que não precisamos ser uma empresa, mas sim agir como empresários, sermos empreendedores e tratarmos nosso cliente (torcedor) assim como qualquer empresa trata os seus.

Mas a grande vantagem do Grêmio é que ele não tem concorrente, nenhuma outra empresa (clube) irá roubar seu cliente (torcedor). Ele é fiel, ele é apaixonado, ele não precisa ser convencido para "usar/comprar" a marca da empresa Grêmio... isso é nato, está no sangue, está no coração dele.

Mas quando se trata de algo que envolve financeiro, isso necessita cuidado e zelo, transparência e segurança, mas acima de tudo ter visão de futuro com empreendedorismo e criatividade.

Somos uma empresa sim, mas tratando com um cliente especial, único, apaixonado e disposto a tudo "...contra tudo e contra todos..." ou ".. até apé nos iremos, aonde o Grêmio estiver...".

Existem alguns "mercados" que precisam ser explorados, e ou não estão sendo ou pouco estão. Desta forma, descrevo abaixo algumas das minhas idéias que tenho certeza que não precisa ser nenhum gênio em marketing para saber que elas funcionam... até porque, basta realizar enquetes simples que comprovam isso.

Em breve escreverei sobre estas enquetes.

Basta fazer Grêmio!

Ai vai:

1) NOVAS MODALIDADES DE SÓCIOS: Criar novas modalidades de sócios para que a abrangência não se restrinja apenas POA e/ou a quem só vai a jogos. Isso traria um incremento no número de sócios e conseqüentemente da receita com o quadro social. São elas:




1.1) Modalidade SÓCIO-TORCEDOR: Permitir que o associado escolha qual o % de desconto deseja, sendo o desconto inversamente proporcional a sua mensalidade. As opções seriam:
- 10% - (mensalidade de R$ 5,00) *

- 20% - (mensalidade de R$ 10,00) *

- 30% - (mensalidade de R$ 15,00) *

- 40% - (mensalidade de R$ 20,00) *

- 50% - Atual (mensalidade de R$ 30,00)

- 60% - (mensalidade de R$ 40,00)

- 70% - (mensalidade de R$ 50,00)

- 80% - (mensalidade de R$ 60,00)

- 90% - (mensalidade de R$ 70,00)

* Disponível apenas para quem optar pelo débito automático, evitando assim custos para o Grêmio já que o valor é menor.

1.2) Modalidade SÓCIO IMORTAL MUNDIAL: Seria oferecido a quem não vai ao estádio mas quer mostrar a todos que é GREMISTA e acima de tudo contribuir. Seria cobrada mensalidade de R$ 10,00. Disponível apenas para opção de débito automático, assim evita-se outros custos. Teria todos os demais benefícios dos sócios normais, mas com um bem específico. Mensalmente seria sorteado 1 sócio IMORTAL para ir assistir a um jogo do Grêmio em POA com tudo pago. Financeiramente isso não dará maiores custos, comecem a fazer este sorteio somente depois de terem 1000 sócios nesta modalidade (R$ 10.000,00/mês) com isso o benefício do sorteio teria uma valor quase que obsoleto perto da arrecadação.


1.3) Modalidade SÓCIO MOSQUETEIRO: Direcionado ao torcedor menor de 12 anos, sendo que após os 12 anos seria promovido automaticamente para SÓCIO-TORCEDOR ganhando neste momento uma camisa autografada. Mensalidade de R$ 20,00 - disponível apenas para opção de débito automático, assim evita-se outros custos. Não teria os outros benefícios dos sócios antes dos 12 anos.

1.4) Modalidade SÓCIO CONSULAR GREMISTA: Direcionado torcedores ligados aos consulados. Poderia se criar uma "competição" entre os consulados para ver quem possui mais sócios, sendo que qualquer modalidade de sócio poderia estar vinculado ao consulado evitando assim a necessidade de mudança de plano/modalidade. Todo torcedor vinculado a algum consultado poderia se associar e com isso os consulados e o Grêmio poderiam fazer o controle cadastral por esta modalidade. Mensalidade sugerida de R$ 20,00 - disponível apenas para opção de débito automático, assim evita-se outros custos. Teria direito a comprar ingresso com 20% de desconto e demais benefícios.

1.5) Modalidade MULHER GREMISTA: Direcionado as mulheres, pode ate ser as mesmas modalidades anteriores mas com algum requinte feminino na carteirinha ou nos benefícios na compra de produtos femininos, por exemplo.

1.6) Modalidade EU NASCI GREMISTA: Direcionado aos recém nascidos até os 5 anos de idade (por exemplo) para que os Pais pudessem mostrar a todos que é seu filho é GREMISTA. Como sugestão, seria cobrada uma ANUIDADE de R$ 60,00. Somente poderia ser adquirido por pais sócios e esta modalidade não teria os benefícios dos sócios, mas teria algum requinte de criança (bebê) na carteirinha e na compra de produtos direcionados aos bebes um desconto diferenciado.
Após os 5 anos migraria automaticamente para a categoria SÓCIO MIRIM ou outra qualquer que o Pai desejar.


1.7) Modalidade SÓCIO “MEU ESTADO”: Criar a categoria de sócios por estado igual ao sócio-torcedor, mas personalizado. Vi em alguns jogos o orgulho que muitos torcedores tem em dizer: “Sou Catarinense e torço pelo Grêmio”, “Sou Paranaense e torço pelo Grêmio”, “Sou Paulista e torço pelo Grêmio”, etc etc. Então já pensaram em uma categoria chamada “Sócio Gremista Catarinense” ou “Sócio Gremista Paulista”, etc etc.

1.8) SÓCIO EMPRESARIAL: Criem planos para que empresas possam fazer a contribuição para seus funcionários com débito em folha, assim como fazem os planos de saúde. As empresas poderiam oferecer isso como benefício aos seus funcionários.
Ou então criem uma categoria em que empresas poderiam se “associar” e ter direito a carteirinhas e distribuir a quem desejar (clientes, funcionários, fornecedores, etc).

Exemplo, uma empresa que quisesse X carteirinhas, pagaria por X-1 com Y% de desconto e poderia distribuir estas carteirinhas para seus funcionários.

Sugestão de tabela:
a. De 0 a 5 carteirinhas (sócios) – desconto de 5%
b. De 0 a 20 carteirinhas (sócios) – desconto de 10%
c. Acima de 20 carteirinhas (sócios) – desconto de 20%


Se não derem mais opções, principalmente para quem é de fora de POA, ficaremos limitados. Além disso, para cada tipo de sócio haveria um apelo diferenciado aumentando assim as chances de pessoas se associarem, pois não é somente quem vai ao estádio que precisa (quer) ser sócio, o GRÊMIO é muito mais que isso.

Permitam também que haja a troca de um plano para outro, sendo que se for do maior para o menor coloquem alguma "penalidade", exemplo, o sócio ficaria "x" meses (ou jogos) sem poder comprar ingresso.

PS.: Se estão com "medo" de criar estas modalidades porque muitos sócio-torcedor irá querer mudar, simples, por um determinado tempo, exemplo até dezembro, somente serão aceitos na nova modalidade novos sócios, e somente a partir de 2010 poderiam haver mudanças de modalidade. TODO SÓCIO ENTENDERIA ISSO!

2) VANTAGENS PARA SÓCIOS: Sinceramente 5% de desconto no material da GremioMania não pode ser considerado um benefício, creio que aumentar este desconto (não pode ser menor do que 20%) chamará a atenção de quem não é sócio e passarão a ver isso com um benefício muito grande em ser sócio e os sócios passarão e perceber este benefício como um diferencial muito grande. Diminuam a margem de lucro e ganham no “volume” e na fidelização dos sócios.

Além disso, permitam que sócios que ficaram em dia nos ultimos 12 meses parcelar em mais vezes (6 ou 10). Mais uma vez, fideliza e faz com que eles fiquem em dia.


3) JOGOS FORA DE POA: Porque os sócios que residem fora de POA não são "privilegiados" com os ingressos destinados pelos outros clubes. Façam uma espécie de permuta com os times, ou seja, quando eles forem jogar no Olimpico os ingressos que cabe a eles não serão cobrados vice-versa. Desta forma, os sócios do restante do Brasil teriam preferência na compra pagando 50% do seu valor, por exemplo.



4) ANIVERSARIANTES TEM BENEFÍCIOS: Atualmente uma promoção trata os aniversariantes que vão aos jogos de uma forma "VIP". Já é algo de aplausos. Mas e quem não vai a jogos? Todas as boas lojas que possuem um bom relacionamento com clientes usa a data do aniversário para vender mais, porque no dia do aniversário de todo sócio não é enviado um e-mail e/ou é feita uma ligação felicitando o sócio e dando a ele uma vantagem de comprar neste dia com uma desconto diferenciado. Porque não aplicar isso a todos os torcedores que o Grêmio tem no seu cadastro, independente de ser sócio e com isso talvez até cativando ai um novo retorno e/ou potencial socio?


5) DATAS ESPECIAIS: Aproveitem datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia do Professor, etc para fazer promoções para novos sócios e/ou para "vender" algo para eles.

Exemplo: “Filho que é Filho não da apenas um presente para o dia das Mães, mas todo mês. Presenteie sua mãe tornando ela sócia do GRÊMIO!”

Neste item, já pensou se minha sugestão de ter várias categorias de sócios (SÓCIA MULHER) existisse? Seria muito mais “apelativo” e convincente.

A promoção realizada no dia das mães foi excelente em termos de quem foi ao estádio, e as demais??? Além disso, é preciso aproveitar que as mães irão ao estádio e “vender” para elas. Pensem, o “cliente” está na sua “loja”, agora alguém tem que “vender” o produto de forma que desperte o interesse em comprá-lo, no caso seria se associar e GremioMania.

6) PUMA na GrêmioMania: Porque não existe na GremioMania uma área para produtos da PUMA? Isso fará com que o faturamento da GremioMania aumente, mas principalmente para que as lojas de fora de POA/Olímpico consigam maior estabilidade e tenham vida longa.
Vejam o caso de Floripa, somente com produtos do Grêmio fica difícil manter a loja, mas uma loja do Grêmio + PUMA.... garanto que viabilizaria. Resultado, fechou!

Sei que pode haver dificuldades com relação a outras lojas da PUMA, mas isso é preciso colocar como premissa quando da contratação da empresa de material esportivo. Para viabilizar diversas GrêmioMania’s Brasil afora só é possível agregando novos valores, pois a loja virtual é a maior concorrente.

7) PROJETOS SOCIAIS: 1% da mensalidade dos sócios deveria obrigatoriamente ser aplicado em projetos sociais. Isso não é demagogia, isso não é caridade, isso é responsabilidade social. Não irá fazer falta ao Grêmio, mas encerá todo Gremista de mais orgulho ainda de torcer pelo IMORTAL TRICOLOR.


8) Site Oficial do GRÊMIO: Criar novas áreas no site, tais como:

Torcedômetro: Criar um “torcedômetro” no site oficial mostrando a quantidade de sócios.
Quadro Social: No link do quadro social colocar uma opção para divulgar a quantidade de sócios por categoria, se possível destacando a quantidade de adimplentes e inadimplentes.
Consulados: Maior divulgação sobre os consulados no site. Sei que as vezes vcs divulgam a agenda consular, mas é pouco, quase nada. Imagina uma área específica aonde seriam divulgados todos os consultados, por exemplo, abriria o mapa mundi semelhante ao que existe no Memorial, mas que ao clicar sobre o mapa exibiria algumas informações dos consulados daquela localidade. Os responsáveis por manter as informações dos consulados seriam os próprios presidentes através do próprio site do GRÊMIO, evitando assim um trabalho maior do Grêmio, mas obviamente com o controle do departamento consular. Isso é muito barato de se fazer. Aproveitem e criem uma forma das pessoas se “filiarem” aos consulados e isso passaria a ser uma informação dos consulados, ou seja, cria-se uma rede de relacionamento. Tentei achar conculados Brasil a fora, e é muito difícil, alguns são bem organizados, possuem site, fazem campanhas para o clube, excursões, fazem campanhas sociais, etc etc. Mas contatei alguns deles e todos falam da dificuldade em angariar mais sócios devido a distância que estão do Grêmio. Ora, se existe consultado a premissa é que se está longe de POA, então neste caso não deveriam ser sócios diferenciados?

9) VENDA DE INGRESSOS: A venda via internet a muito tempo já é praxe no Grêmio, ótimo, mas não é porque fomos pioneiros que temos que nos acomodar. Ainda existem as biblheterias, então porque em dias em que há venda de ingressos no local para os não sócios, não existe alguém tentando convencer aqueles que compram ingressos normais (NÃO SÓCIOS) a se filiarem? Se colocar uma pessoa mostrando as vantagens, sim muitos nunca fizeram a conta do quanto é vantajoso ser sócio e o quanto isso ajuda o GRÊMIO, seria uma forma nova de abordagem e dará resultado, seja com novos sócios, seja com um "feed back" do porque eles não se associam (conheça seu cliente).
Se acharem que isso é muito, pelo menos criem um folder promocional que seria entregue junto com o ingresso para pelo menos as pessoas pensarem em se associar. Mas um banner agressivo mostrando claramente os benefícios e um comparativo entre o valor que ele paga sendo sócio comparado ao valor pago e não sendo sócio.
Lembrem-se, em dias de jogos as pessoas estão mais emotivas e podem tomar a decisão de se associar.

10) Cartão de Crédito GRÊMIO: Aproveitem o bom momento e a Libertadores e proponham uma parceria com a VISA (Mastercad, IBI, Credicard, etc).
Esta parceria permitiria a criação do cartão de crédito do Grêmio-VISA (assim como existem, por exemplo, de Bancos, empresas aéreas, supermercados, etc), aonde 1% da comissão (em média eles faturam 5%) do que a VISA ganha sobre cada compra seria repassada ao Grêmio. O Grêmio forneceria a VISA local para publicidade no Olímpico.
A VISA deveria cobrar aos torcedores do Grêmio uma anuidade mais “branda”, aqui em Floripa nos supermercados paga-se R$ 30,00 a 40,00 de anuidade perto dos 120 de bancos, o que é um atrativo para os supermercados angariarem clientes.
Pensem, se dos 50.000 sócios apenas 10.000 optarem (não esqueçam do cartão internacional para os que mora fora do Brasil), sendo um consumo médio de R$ 1.000,00 por cartão mês, o Grêmio teria uma receita mensal de R$ 100.000,00 podendo chegar a muito mais, afinal somos 7 milhões de Gremistas.
Uma outra contra-partida da VISA seria para os novos sócios repassar ao Grêmio a 1ª anuidade como forma de pagar as primeiras mensalidades destes sócios, desta forma aumentaríamos o quadro social. Além disso, o pagamento das mensalidades dos sócios seriam feitas via cartão de crédito desta forma a inadimplência diminuiria, pois a VISA estaria garantindo o pagamento.
Além disso, com o cartão de crédito vcs poderiam criar a “FIDELIDADE GRÊMIO”, aonde compras feitas no cartão valeriam pontos para serem usados em parceiros como empresas aéreas, GremioMania e demais patrocinadores e parceiros do Grêmio trocando os pontos por produtos. É claro que compras feitas com ingressos e GremioMania valeriam mais pontos e/ou o prazo do cartão seria de 68 dias ao invés dos habituais 45 (Supermercados Angeloni aqui de Floripa fazem isso, podem pesquisar), aumentando assim a fidelidade e o consumo da GremioMania.

Em breve teremos a ARENA, mais do que nunca seriam atraídos consumidores as lojas do complexo, desde que as lojas fizessem a parceria com o GRÊMIO-VISA.
Quem possuir o Cartão de Crédito poderia inclusive substituir a carteirinha de sócio, unificando assim em um único cartão tudo o que o torcedor necessita. (SmartCard, Cartão de Crédito e Carteirinha de Sócio).

Resumindo a parceria:
Produto
. Cartão de crédito GRÊMIO

Benefícios p/ Sócios
. Anuidades mais em conta
. Programa de pontuação para troca de produtos
. Facilidade no pagamento das mensalidades
. Maior prazo da fatura (68 dias)

Benefícios p/ Não Sócios
. Possibilidade de usar a 1ª anuidade para pagamento das primeiras mensalidades
. Todos os citados dos sócios

Benefícios p/ o GRÊMIO
. Aumento no quadro social e conseqüentemente na receita
. Criação de uma nova fonte de renda
. Divulgação da Marca através do uso do cartão

Benefícios p/ o VISA
. Aumento do número de clientes
. Aumento do faturamento com anuidades, comissões, etc.
. Possibilidade de oferecer outros produtos e serviços aos novos clientes.


11) NOVA ARENA

SITE: Em breve (estamos anciosos) foi prometido o lançamento de um site para acompanhar o dia-a-dia da nossa nova casa. Espero que nos surpreendam, mas com detalhes maiores do que simplesmente os que são divulgados pela imprensa. Aproveitem a oportunidade para promover isto, seria fundamental que o lançamento do site fosse junto com a “tomada do terreno” que será feito pela OAS possivelmente mês de Julho/Agosto. Façam isso virar um marco na história e na mídia NACIONAL, sejam os primeiros a "iniciar" as obras de um estádio candidato a copa de 2014.

TERRENO/OBRA: A OAS pretende criar um estande. Ótimo, mas é preciso ir além. Lá muitos GREMISTAS e até curiosos farão visitas para conhecer a área, criem uma espécie de livro de visitas de sócios e não sócios, e para os não sócios peguem e-mail para newssletter (sim, tem que se relacionar, lembram disso?). Além disso, por favor, peçam para a OAS colocar um Símbolo grande do GRÊMIO no local (e não percam a chance para chamadas para novos sócios/torcedores) e com isso vcs cadastram no googlemaps para que seja possível visualizar através do Satélite (googlemaps).


12) TROVÃO AZUL: Já que chegou o novo ônibus tricolor, o TROVÃO AZUL poderia virar um Grêmio Mania Itinerante, levando a cidades do interior do RS, além de ir a cidades de SC, PR, MT, GO, etc em dias de jogos do Grêmio (não apenas do time principal, mas de todas as categorias...) ou até mesmo fazendo uma espécie de caravana promovendo a marca Grêmio, vendendo seus produtos (nas cidades que tiver a Grêmio Mania seria uma forma de divulgá-las) e principalmente angariando mais sócios... se a cada cidade visitada se conseguir 10 sócios e se conseguisse vender produtos apenas para pagar o custo, ótimo, ganhamos 10 sócios, 10 mensalidades. Mas melhor ainda, mostramos aos torcedores que estamos mais presentes.


13) Parceria CLARO: Gostaria de parabenizá-los por esta parceria, tem tudo para dar certo.
Só não entendi porque se restringiu ao RS. A Claro tem abrangência em vários estados do Brasil (SC por exemplo), porque isso não é feito pelo menos nas cidades aonde existem os consulados do GRÊMIO e que a Claro tem cobertura?? Da mesma forma, nas cidades aonde existir a GremioMania e exista a Claro. Não podemos “ignorar” os torcedores de fora do RS, pois 50% deles estão fora do RS.

Irei complementar este post com mais 3 sugestões ... esta de rápido retorno e de fácil implementação, tem que ser pra "ontem".

14) TELE-MARKETING:
Para os Torcedores: Eu não sou chegado a telemarketing, normalmente já desligo ou digo que nem quero ouvir a proposta, mas.... estamos falando do GRÊMIO ligando para o torcedor, garanto que haveria duas surpresas boas nisso:
1) "Nossa o Grêmio me ligou, que legal", e ninguém vai ficar bravo com isso.
2) "O Grêmio quer crescer e precisa de mim e eu poderei ter vários benefícios com isso, e que eu nem sabia"

Para Ex-Sócios e/ou inativos: Acredito que o Grêmio tenha hoje milhares de associações inativas, nada como um telemarketing direcionado a estes torcedores para tentar reativar mostrando os benefícios atuais, aou até mesmo fazendo uma campanha específica para eles voltarem a ser sócios, por exemplo, dar descontos para eles "saldarem" a dívida, assim como qualquer empresa faz para quem lhe "deve" mas ela o quer devolta como cliente ATIVO.

15) SÓCIO COLABORADOR: Tenho certeza que temos 50mil sócios de fora do RS que pagariam 10 ou 15 por mês sem direito a ingresso ou com direito a ir a 1 jogo por ano. Ou até mesmo pagariam os mesmos 30 por mês, mas em troca não seria o direito a ir ao jogo, mas por exemplo, ganhariam uma camisa todo ano. Pensem um pouco o sócio contribui R$ 360,00 por ano e receberia de volta R$ 160,00, ou seja, lucro para o Grêmio de R$ 200,00 (nem vou considerar que a camisa custa bem menos ao Grêmio).
Aonde alguma empresa consegue "doações" tão generosas?? Somente dos "clientes" fanáticos e FIEIS chamados torcedores do Grêmio. Ai algum expert vai dizer, “dar” uma camisa? Não podemos ter despesa, nosso lema aqui é custo (despesa) zero. Oras, custo (despesa) não é quando se recebe consegue ter uma receita maior mas parte dela é usada para se conseguir esta receita, isso é ser expert, aumentar a receita sem puxar um “pila” do bolso.

16) CAMPANHA SÓCIO LIBERTADOR: Quem se associar (na modalidade atual mesmo de sócio-torcedor) durante a Libertadores, poderia comprar a camisa da Libertadores por R$ 120,00 em 10x (12 por mês). Ela custa 170,00, neste caso deixariam de ganhar 50, certo? Com 2 mensalidades eles já estariam com 10 de lucro. Afinal, o que interesa é conseguir o sócio para ter receita RECORRENTE ao longo do tempo. Sério, eles não pensam.... e acho que esse benefício ai seria legal....
Alias, daria para todo ano o sócio dar este benefício neste estilo, ou seja, comprar a camisa "do ano" com parcelamento em 10x, por exemplo. Aumentaria muuuiiiitooo as vendas e fidelizaria o sócio além de chamar a atenção de quem não é para angariar ainda mais sócios... mesmo os que não podem ir ao estádio (como eu, mas sou sócio), isso ai já começaria a ser um benefício muito grande.

Pequenas idéias fazem grandes empresas.

O Grêmio já é Gigante, mas está adormecido para a área do quadro social, por mais que, aos olhos do Brasil, sejamos um dos primeiros.

E tenho dito!

8 comentários:

  1. É isso aí! Acabou de dar 17 sugestões que poderiam alavancar e muito os números no quadro social do clube. Além dessas, outras medidas extremamente simples poderiam ajudar. A direção bem que poderia mandar um "agrado" ao sócio que mora longe de POA, dar direito ao voto a esse torcedor, sem que ele precise vir a Porto Alegre; um ônibus etinerante levando ao interior a historia do clube pode ajudar a garimpar novos sócios; parcerias com empresas de transporte interurbano podem facilitar a vinda do torcedor do interior aos jogos; um "momento com a direção" poderia ser uma boa, onde os socios teriam a oportunidade de debater com algum dirigente sobre questões do clube...
    Enfim, tem muita coisa que pode ser feita. Não sei se as direções (atual e as outras que já passaram pelo clube) não inovam por incompetência ou por não terem vontade de ter mais sócios no dia a dia do clube...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por participar Matheus.
    Os encontros com a direção fazem parte já das ações do Grêmio. Se vc acessar http://www.srvgremio.com.br/socio/promotions.php terá todas informações.

    Quando as demais, envie isto ao Grêmio, no site tem todos os e-mails que vc pode enviar.

    Estarei publicando novos posts com as idéias aqui deixadas. Obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Sponchi:
    Fantástica essa tua postagem nesse maravilhoso blog!
    Hoje na internet há diversos sites que vêem o clube de fora do campo, isto é, seus focos são nas funções empresariais de cada clube.
    Estava mais do que na hora de se ter um site desses voltado para o GRÊMIO. Parabéns!!!
    Se tu me permite, fiz algumas modificações nessas tuas modalidades de sócios. Na minha opinião ficou melhor ainda! e gostaria de te enviar se fosse possível. tens e-mail de contato??

    ResponderExcluir
  4. HÁ SÓ PRA NÃO PERDER O FIO DA MEADA, COM RELAÇÃO A TUA IDÉIS 12, O TROVÃO AZUL FOI VENDIDO... E SE ELE NÃO FOSSE, SERIA USADO PELAS CATEGORIAS DE BASE QUE HOJE TERCERIZAM UMA EMPRESA DE ÔNIBUS PARA SE LOCOMOVER... MAS É UMA ÓTIMA IDÉIA ESSA TUA! ESPERO O TEU E-MAIL PRA GENTE TROCAR UMAS IDÉIAS... TAMBEM TENHO UMAS MUITO BOAS!!!

    ResponderExcluir
  5. achei que meu e-mail estivesse aparecendo. Como não sou blogueiro e nem tenho pretenção criei isso aqui so pra ter aonde postar...

    dodge_floripa@hotmail.com

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Sponchi:
    Tenho acompanhado a agenda do "Encontro com a Direção". Coleque na lista de sugestões o "momento com a direção" porque essa ligação entre sócio e direção ainda está muito distante e a dificuldade de levar novas idéias para dentro do clube é muito grande, apesar de todos os mails, ouvidoria, encontro com a direção...
    Tu, que está tentando levar essas idéias até eles certamente percebeu que não é nada fácil. Mas é isso aí, o esforço é muito válido. Fomentar o debate é fundamental.

    ResponderExcluir
  7. Grande Sponchi,
    Parabéns para levar ao mundo do futebol, em especial para sugerir ao nosso time do coração, idéias de empreendedorismo, de gestão sustentável. Depois de defender essas idéias, nesta 4a. feira com o Presi Duda Kroef, nos conte. Blz?
    Abraço, Moacir Marafon

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir