Este blog surgiu com um único intuito, publicar algumas idéias e sugestões sobre o GRÊMIO, principalmente no que se refere a quadro social. Não irei tocar em assunto político, pois pouco me interessa, me preocupa claro, mas eu sou do tempo que não se precisa de política para se fazer o certo (ou seria para ser correto?).
No dia 13/06/09 estou em casa sem fazer “nada” e navegando no site do Grêmio e de esportes em geral só vejo notícias do Grêmio de dirigentes dando a sensação de serem pouco confiáveis e desanimadoras, uma hora se queixando sobre a falta de recursos na outra dizendo que tudo vai se resolver, mas o fato é que sim falta grana, é óbvio.
No dia 13/06/09 estou em casa sem fazer “nada” e navegando no site do Grêmio e de esportes em geral só vejo notícias do Grêmio de dirigentes dando a sensação de serem pouco confiáveis e desanimadoras, uma hora se queixando sobre a falta de recursos na outra dizendo que tudo vai se resolver, mas o fato é que sim falta grana, é óbvio.
Antigamente fazíamos transações de jogadores e implicitamente sabíamos que parte (ou tudo) seria usado para pagar dívidas, mas agora estão escancarando. Ex.: Perea no Palmeiras em troca de dívida com Paulo Nunes, Perea no Flamengo em troca de dívida do Rodrigo Mendes... nossa que motivador isso. Sabemos que temos dívidas, que alias poucos sabem qual e para quem, mas a forma como estão conduzindo as coisas chega a ser desmoralizante para nós torcedores, sinto-me no SPC.
Isso é só um exemplo recente e não vou aqui citar outros que me chateiam e me tiram do sério, pois sei que tudo poderia ser bem diferente, e de forma não muito complexa, desde que feita com coragem e com gestores de visão empresarial.
No auge da minha empolgação, me senti no dever/direito de fazer algo, pois quem se cala, quem se omite, acaba consentindo e isso é uma coisa que não me faz bem, que não tolero, ainda mais quando se trata de Grêmio.
Venho tentando manter contato com o nosso Grêmio, de fato tem havido retorno, pelo menos “Obrigado pelo seu contato”, percebe-se que a maioria é auto-resposta, mas tudo bem. Não serei injusto, já tive alguns retornos, inclusive do Cesar Pacheco, mas percebi que o meu e-mail original relou por várias pessoas até ele responder, presumo que falta gestão e/ou qualificação da equipe. Teve um episódio quando do lançamento da Camisa da Libertadores, em que fiz uma reclamação por e-mail ao Marketing durante o final de semana e na 2ª-feira de manha, as 08h30min, recebi uma ligação muito gentil de uma funcionária (me perdoe, esqueci o nome) para resolver o problema, e resolveram, consegui comprar a camisa via GrêmioMania pelo telefone. Por isso tudo, estou tentando ser mais compreensivo e acreditando que está melhorando, até porque sei que estamos falando de um volume de sócios e torcedores grande, e isso não é fácil de equilibrar a demanda x equipe.
Tenho enviado sugestões, criticas e elogios, mesmo a distância, quando algo ocorre que eu não concorde eu entro em contato, afinal, o Grêmio é nosso, e temos representantes que não são “Deus”, não sabem de tudo, que tem suas falhas e alguém precisa dar o “feedback”. Mas eles precisam "escutar" para serem bons dirigentes na essência da palavra.
Como com relação as sugestões especificamente sobre o quadro social, e conseqüentemente aumento de receita/faturamento, não tive nenhum retorno muito animador, e como disse no início do post, existe a “queixa” dos dirigentes pela falta de dinheiro, resolvi verificar se outros torcedores tinham estas mesmas impressões que eu. Me sentia "sufocado", achando que tem muitos querendo ajudar com dinheiro e poucos (dirigentes) pouco fazendo para tê-lo e ao mesmo tempo reclamando que não o tem e dizendo que "sim, te queremos torcedor".
Isso é só um exemplo recente e não vou aqui citar outros que me chateiam e me tiram do sério, pois sei que tudo poderia ser bem diferente, e de forma não muito complexa, desde que feita com coragem e com gestores de visão empresarial.
No auge da minha empolgação, me senti no dever/direito de fazer algo, pois quem se cala, quem se omite, acaba consentindo e isso é uma coisa que não me faz bem, que não tolero, ainda mais quando se trata de Grêmio.
Venho tentando manter contato com o nosso Grêmio, de fato tem havido retorno, pelo menos “Obrigado pelo seu contato”, percebe-se que a maioria é auto-resposta, mas tudo bem. Não serei injusto, já tive alguns retornos, inclusive do Cesar Pacheco, mas percebi que o meu e-mail original relou por várias pessoas até ele responder, presumo que falta gestão e/ou qualificação da equipe. Teve um episódio quando do lançamento da Camisa da Libertadores, em que fiz uma reclamação por e-mail ao Marketing durante o final de semana e na 2ª-feira de manha, as 08h30min, recebi uma ligação muito gentil de uma funcionária (me perdoe, esqueci o nome) para resolver o problema, e resolveram, consegui comprar a camisa via GrêmioMania pelo telefone. Por isso tudo, estou tentando ser mais compreensivo e acreditando que está melhorando, até porque sei que estamos falando de um volume de sócios e torcedores grande, e isso não é fácil de equilibrar a demanda x equipe.
Tenho enviado sugestões, criticas e elogios, mesmo a distância, quando algo ocorre que eu não concorde eu entro em contato, afinal, o Grêmio é nosso, e temos representantes que não são “Deus”, não sabem de tudo, que tem suas falhas e alguém precisa dar o “feedback”. Mas eles precisam "escutar" para serem bons dirigentes na essência da palavra.
Como com relação as sugestões especificamente sobre o quadro social, e conseqüentemente aumento de receita/faturamento, não tive nenhum retorno muito animador, e como disse no início do post, existe a “queixa” dos dirigentes pela falta de dinheiro, resolvi verificar se outros torcedores tinham estas mesmas impressões que eu. Me sentia "sufocado", achando que tem muitos querendo ajudar com dinheiro e poucos (dirigentes) pouco fazendo para tê-lo e ao mesmo tempo reclamando que não o tem e dizendo que "sim, te queremos torcedor".
Criei em algumas comunidades do Grêmio no Orkut(pasmem, tem algumas com mais de 500.000) um fórum com o objetivo de instigar o torcedor a dizer o porque não é sócio e o que era preciso ser feito na opinião dele (torcedor) para ele ser "convencido" a ser sócio.
Abaixo segue um resumo do que rolou (e ainda rola). Não irei separar por comunidade pois as opiniões são semelhantes em cada uma delas. Além disso, estarei citando alguns nomes (Nicks) e caso alguém não desejar ter ele publicado basta entrar em contato que retiro.
Irei dividir o resumo em 4 temas: DESABAFO, VOCÊ SABIA, VANTAGENS/BENEFÍCIOS e SUGESTÕES.
Dividi nestes temos e publicarei um post para cada um deles nesta ordem propositalmente deixando as sugestões por último, pois é preciso entender um pouco melhor o que o nosso torcedor pensa sobre “ser sócio” para daí sim estabelecer políticas e estratégias de como então conquistar o torcedor.
O DESABAFO
Muitos torcedores foram além do propósito do fórum, o que mostra o seu interesse, e fizeram suas ponderações de tal forma que as considerei um “desabafo”. Os depoimentos são tanto de não sócios como de sócios.
Irei reproduzir na íntegra o que foi postado, façam suas conclusões, ou farei a minha no final, se concordarem ótimo, senão se pronunciem.
Anilto
Sponchi.As coisas são muito mais complexas do que se parecem.Pra inicio de conversa vou explicar por que ainda não me associe e com certeza muita gente embora não se expresse devem ser a mesma situação. Eu te pergunto, se você tem um produto p/vender tu vai até o consumidor ou espera vir até vc? O segundo questionamento é o seguinte. Se as pessoas que querem te vender o produto não te passam confiança, pois não tem metas a ser atingidas, como por exemplo a onde queremos chegar,quantos mil,não te emocionam com o produto. As pessoas compram idéias. Você tem vender sonho, ou seja, fazer as pessoas acreditar no projeto.Destes itens acima qual deles estão definido no nosso grêmio? Planejamento? Metas? Emoção? Credibilidade? Vou te falar uma coisa, sem emoção, vc não ganha nem o olhar do Papa, muito menos a benção. Acho que vc q/esta fazendo esta campanha esta correto e estou contigo,mas deu pra vc perceber nas entrelinhas o que as pessoas estão tentando te dizer? Não é a falta de dinheiro pra muitos que dizem não ter dinheiro, não é o desemprego de alguns, não é por ser longe de POA. Uma boa parte destes argumentos não passam de desculpas, e elas estão corretas,pois no fundo a maioria quer dizer o seguinte, estamos perdendo o encanto,não vão deixar de ser menos gremistas,mas não se sentem comprometidas com o Projeto. Projeto?
Vamos só falar de emoção, que empolgação transmite o Kriger, Duda, César Pacheco diretor de Marketing. Estes caras precisam se reciclar. Ouça os discursos dos caras, isto qdo não falam besteiras. Quer um ex: Kriger criticando a parceria do rival. Duda falando sobre o Souza e ainda falando em conquistar o mercado externo em torcidas qdo estamos perdendo o mercado interno, ou alguém não percebeu que as crianças estão mudando de lado. Sponchi, como que vc quer que as pessoas se associem ao nosso grêmio com dirigentes que tem uma conversa pra boi dormir. Tá na hora de despertar a paixão no torcedor, resgatar o amor de ser gremista, o orgulho... Minha primeira sugestão que contrate uma empresa p/ dar curso de oratória. Com o seguinte título. ' como emocionar as pessoas, como tocar fundo o coração delas. E depois disso transformar projeto em ação. Uma outra palavra que falta ao nosso Grêmio, 'FAZER ACONTECER. Não se vive só de idéias, mas muito mais de ação. Eu sei q tem uma atenuante a esta diretoria, pois começou agora, mas pelo tempo q esta aí muitas coisas poderiam ter saído do papel.
O tal de planejamento estratégico é bonito, mas só no papel é como uma peça de museu.
O nosso rival atingiu este número porque percebeu cedo através da raposa F.Carvalho, que tinha que ir ao encontro do torcedor.
Os gremistas da região sul estão cansados de ver os caras desfilando som taças, ônibus, carreatas, fogos, hino e bandeiras do clube, com jantar com todos os seguimentos.
F.Carvalho percorre a anos com diretores, toda a nossa região, depois da carreata, vídeo de conquistas, discursos emocionantes pregando um clube forte a partir do associado. Enquanto isso a gente assiste a festa deles.
O grêmio tem alguns encontros esporádicos com cônsules ou a criação de uma nova associação. Mas cadê um roteiro planejado por todo o RS, SC e PR. Só citando o Sul onde tem maior concentração de torcedores. Há, está faltando tempo pra Diretoria, então vamos chamar os seguimentos que estão dispostos em ajudar, ou impera na questão política do clube? Grandeza administrativa se faz com todos, inclusive com opositores, desde que venham com boas idéias para ajudar. No fundo eu acho que é vontade de fazer as coisas acontecer. Entendeu porque não me associo? estou esperando a nossa caravana passar, quero sentir orgulho de ver nosso clube sonhando e agindo como grande, mas muito grande mesmo, imenso.
E quando eu me associar não quero nada em troca a não ser ver meu time ser Campeão, pode ser na televisão, quero ostentar as quatro canto o orgulho de ser gremista, isto me basta.
Por último, já mandei email pro Grêmio várias vezes colocando a minha opinião. Também penso que não precisa ter várias modalidades de sócios. Quem sabe mais uma de uns R$ 20,00 como sócio colaborador. E nesta modalidade tirar como meta 100.000. Tenho certeza que conseguiríamos, mas com planejamento.
Abraço e saudação tricolor.
Bobinaço 2009
Considerando que os sócios são responsáveis por boa porcentagem das receitas do clube e estamos falando de um novo empreendimento, eu acho que todo lugar que trate do Grêmio é apropriado para falar de sócios.Sobre as modalidades, acho que as atuais são ótimas. O que precisa melhorar é a comunicação entre o Grêmio e o associado.
Ás vezes tu recebe um SMS, ás vezes (quando eu pagava assim) recebia o boleto, ás vezes (quando passei para o deb. automático) mandavam boleto e debitavam ao mesmo tempo. Nota-se que falta organizar um pouco ainda, no entanto, melhorou muito de 2005 para cá.
Outra coisa é a famosa omissão de informações. Tu vai lá invés da moça te falar tudo o que teu plano tem (benefícios, descontos, etc etc), tu tem que correr atrás, buscar, ligar para parceiros para descobrir.
É uma aventura descobrir os teus direitos no Grêmio.
Seguindo este raciocínio, o site, o telemarketing e o próprio guichê poderiam ter mais informações.
Para angariar novos sócios acho que o Grêmio deveria ser mais agressivo no marketing. Na importância do sócio para o clube, o que ele faz de diferença, etc. Uma simples relação com associados famosos, sem muito alarde, já faz a diferença.
GREMISTA
Outra coisa é a famosa omissão de informações. Tu vai lá, invés da moça de te falar tudo que teu plano tem (benefícios, descontos, etc etc), tu tem que correr atrás, buscar, ligar para parceiros para descobrir. É uma aventura descobrir os teus direitos no Grêmio. [2]
Isso é uma verdade, e não é difícil de revelar, faz um folheto e entrega pra quem se associa no estádio, ou quem se associa pela net, passa um anexo com o que tu pode fazer, agora o marketing fez umas campanhas legais pra captar sócios, tem que divulgar.
Eu acho que falta um plano de sócio virado pro interior e fora do estado em conjunto com os consulados de cada cidade
Apolo
Gostaria muito de ser sócio.. já mandei vários emails, pois não moro em POA.. moro em Fortaleza.. nem uma pequena vantagem ( ex: mandar um chaveiro do Grêmio no final do ano) eles pensam nisso.. nunca me responderam!Ou seja.. eu gostaria muito de ser sócio, mas ficar mendigando para ser sócio e não ser ao menos "ouvido"?
Acho isso AMADORISMO da direção. Grêmio é um time grande, não é um time da cidade de Porto Alegre.. é um time do Brasil, tem milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e pelo mundo, mas só pensa nos torcedores de POA e proximidades.
Pensamento pequeno para um time grande!
Christian
Bela iniciativa Sponchi, meus parabéns! É de pessoas com este entusiasmo e com essa iniciativa que o Grêmio precisa.
Não sou sócio do Grêmio e te dou dois motivos para isso, um que acho fundamental e outro que pode ser facilmente corrigido pelas próximas gerações.O principal motivo é a falta de transparência e prestação de contas do clube junto ao seu associado. Não quero que o clube informe quanto que gasta com salário de atletas, contratações, patrocínios e outras coisas, pois estes dados devem ser restritos a administração do clube e utilizados em momentos oportunos, para captação de investimentos. Acontece que eu nunca vi o Grêmio fazer qualquer manifestação pública de divulgação, seja pelo site ou jornais, do nº total de sócios, o quanto o clube arrecada por mês com estes sócios e para onde são destinados estes valores.Sempre ouço nas rádios que o clube tem em média 60 mil sócios e que arrecada em torno de R$ 1 milhão por mês, mas é tudo especulação, nada concreto. Outra, como um clube que arrecada este possível valor por mês não ter recursos para contratar um meia esquerda para jogar a Libertadores? Para onde vão estes valores? Onde está a prestação de contas do total arrecadado? Para onde vão as cifras arrecadas com as mensalidades? Dizer que serve para manutenção e custeio do clube é muito vago, gostaria de saber onde é empregado cada centavo arrecadado nas custas dos sócios.
Se o clube quer expandir o nº. de sócios, deveria ao menos fazer o dever de casa e demonstrar quantos sócios existem, quanto se arrecada e como estes valores são destinados dentro do clube todos os meses. Isto é o mínimo que o bom senso exige, pelo menos este é o meu entendimento.
O outro motivo se relaciona com a mentalidade que domina o conselho do clube e esta divisão política que há no Grêmio, que ao meu entender está em dimensões maiores do que aquela enfrentada pelo Inter nos anos 80 e que dominou aquela instituição por mais de 20 anos, o chamado Império Otomano (Asmuz-Záchia). Os conselheiros e diretores deveriam parar com esta palhaçada de "caça as bruxas" e trabalhar em prol do Grêmio. Este motivo ao menos é mais simples de ser corrigido, pois basta montar um grupo forte, comprometido e com idéias profissionais de gestão e administração desportiva moderna, de modo a extinguir de vez estes dinossauros que hoje dominam o Conselho do clube, que ainda falam em "passe de atletas" e acham que indicar amiguinhos para cuidar das categorias de base trará sucesso ao clube.
Os outros motivos são, assim como este apontado agora, facilmente superados. O que realmente me incomoda é a falta de transparência sobre o nº. real de sócios e o destino dado aos valores arrecadados nas mensalidades.Me coloco a disposição para ajudar no que for preciso. Pode contar comigo.
Fábio
Eu sou sócio do Grêmio, mas entendo quem não é.
O Grêmio falta MUITO com respeito com seus sócios, é algo vergonhoso.... agora mesmo (apos esperar 30 min pra ser atendido no telefone) com uma discutição com uma mulher do quadro social ( mudaram o dia do debito sem eu autorizar, então dia 5 eu não tinha dinheiro e não entrou), eu ameacei cancelar ( sou sócio a 3 anos ) e prontamente ela me pergunta se eu não quero mais ser sócio já pronta pra fechar meu cadastro....A relação do Grêmio com sua torcida é vergonhosa e desrespeitosa, lembra dela só quando esta na m..., quando esta por cima desdenha... é lamentável... para esses senhores engravatados somos apenas um bando de fanáticos que enche os bolsos deles de dinheiro...
Separei estes 6 posts, pois entendi que eles mostraram algumas coisas que de fato estão inseridos no contexto.
Se nossa Direção evoluir ao estágio de despertar a paixão do torcedor, resgatar o amor e o orgulho de ser Gremista, ter um SAG (Serviço de Atendimento ao Gremista) profissional para se comunicar com o sócio e o torcedor, querer ser um time Mundial e não de Porto Alegre (Região Metropolitana), ter consulados atuantes (para questões sociais e do quadro social apenas, e não política), a transparência na prestação de contas aos sócios, possuir objetivos e metas a serem alcançadas (ufa), ai chegamos aonde todos querem.
É preciso trabalhar com a paixão do torcedor de forma a torná-lo ainda mais torcedor, ainda mais imbuído em se doar, em colaborar para fazer aquilo que ele tanto idolatra ser cada vez mais grande.. mais IMORTAL!
Acho que eles (Direção) tem medo de ao criar novas modalidades os sócios debandarem pra uma mais barata. Oras, basta criarem regras para mudança de modalidade assim como em qualquer lugar existe. Por exemplo, este ano quem já é sócio não poderia mudar, somente a partir de 2010. Isso daria tempo para angariarmos muitos, mas muitos sócios que somente contribuiriam mensalmente pois não moram em POA, e portanto, não vão em jogos... mas se tivessem mais descontos na Gremiomania, os sócios aumentariam ainda mais a receita do Grêmio.
Além disso, não adianta “forçar” as pessoas a ficarem pagando o valor atual sem usufruir e com a possibilidade de ficar inadimplente facilmente, se ele mudar para um plano mais barato é porque ele se adequará a sua realidade, e com isso dificilmente ficará inadimplente.
As vezes me ocorre que ninguém faz contas lá não, falta alguém empreendedor, de visão, algum obstinado a tornar o QUADRO SOCIAL a maior receita do GRÊMIO, e isso é perfeitamente possível, mas tem que ser empreendedor, e vender esta idéia para todo mundo.
Alem deles não estarem sendo, estão tentando é verdade, não estão ouvindo a torcida e os sócios. Aonde existem várias pessoas falando a mesma coisa, no mínimo vc deve ouvi-los e ponderar. O caso recente da camisa 2009 é flagrante a falta de habilidade da direção.
Temos que pensar como empresa x cliente... somente assim sairemos deste "burraco" financeiro.
E pelo que pouco se publicou de nossa situação financeira, não estaríamos longe de conseguir a sustentabilidade do futebol através do quadro social. A oportunidade existe, mas tem alguma coisa que esta Direção colocou na cabeça e não quer nem saber de quem não é de POA, ou para quem não quer ir ao jogo. Tudo é feito para que em troca o sócio tenha o “direito” de ir ao jogo, o correto seria para quem mora em POA ou redondezas eles tem a preferência na compra dos ingressos.
Eu digo sempre que a cultura que temos de torcedores no Brasil é que o time tem que ser o melhor do mundo pois eu já faço o meu papel: torcer. É óbvio que isso está errado e/ou não é assim que funciona. Mas se não despertar isso em “nós” torcedores, é assim que iremos nos motivar a se associar, ou seja, praticamente nenhuma, somente um que outro que consegue perceber isso ou que alguém próximo o fez perceber isso.
Eu sou muito feliz da forma que sou sócio. Mas me entristece ver o potencial que temos de angariar tantos sócios e resolver de vez nosso problema financeiro, e definitivamente parar de vender CRAQUES!!!
PS 1: Não comentei sobre os benefícios existentes de ser sócio pois este assunto será tratado em um post especial para isso.
PS 2: Não comentei a questão política mencionada pelo Cristian, pois para mim o tal G6 que elegeu o Duda, se não virar G1 ou G2 tem tudo para nosso Grêmio virar politiqueiro e disso estamos fartos. Os G’s do Grêmio são os P’s da política brasileira. Só isso é suficiente para defini-los.
E ai, pensas assim ou não? Temos que ter opinião e lutar por aquilo que acreditamos.
Pequenas idéias fazem grandes empresas. O Grêmio já é Gigante, mas está adormecido para a área do quadro social, por mais que, aos olhos do Brasil, sejamos um dos primeiros.
E tenho dito!
Juliano Martins
ResponderExcluirSinceramente... vou à maioria dos jogos e já pensei mil vezes em me associar. Então, por que não me associei?
É uma forma de represália contra a falta de informações, principalmente quanto aos valores envolvidos nas transferências, citando TODAS as partes que receberam alguma monta de dinheiro. Se entrarem nos sites de alguns grandes clubes da Europa, como o do Porto, verão que os torcedores têm acesso a qualquer tipo de informação privilegiada, até mesmo sobre ofertas por jogadores.
Qual o destino de jogadores como o Jonathan e o Rafael Martins? Quanto o Grêmio faturou pelo empréstimo do Rafael Paraíba e do Thiaguinho para um clube da Croácia? Quanto foi recebido pelo Grêmio quando da transferência do Aloísio para o Chiasso da Itália?
Não sabemos ao certo nem quanto o Clube recebeu pela rescisão de contrato do Alex Mineiro.
Apenas o balanço anual divulgado no site não é suficiente para me convencer de que NOSSO DINHEIRO está sendo bem investido.
E o Planejamento Estratégico... é uma piada. Superficial, incompleto, impreciso e desatualizado seriam os adjetivos mais adequados para descrevê-lo.
TRANSPARÊNCIA JÁ... ou o número de sócios só vai diminuir. Será que os dirigentes pensam que os torcedores não estão "de olho" nas finanças do Clube ou têm medo de divulgar o fluxo financeiro.
Eu tenho minhas dúvidas, visto que todos os anos vendemos jogadores e nossa dívida só aumente em função dos juros.