sexta-feira, 19 de junho de 2009

Como sofremos, fora e dentro de campo!

Buenas,

Quarta, 17/06/09, era mais um daqueles dias de ansiedade e realização. Era dia de ir a Porto Alegre ver mais um jogo do Grêmio na Libertadores. As 16hs acessei o site do IMORTAL e a notícia de que restavam pouco mais de 2mil ingressos para serem adquiridos era indício de Monumental lotado.

Não podemos esquecer que 24mil sócios (como eu) não precisam “comprar” ingresso, pois já pagamos pelo direito de ir a todos jogos, isso significa que dificilmente haverá casa cheia, alias dá até para afirmar que NUNCA haverá casa cheia, afinal dentre os 24mil sócios desta modalidade quero crer que um bom percentual não reside em Porto Alegre, e nem todos tem a disponibilidade (financeira, tempo, ânimo, etc) para ir aos jogos e mesmo os que residem convenhamos que sempre haverão motivos para alguns não irem ao estádio.

As 17hs, muita correria no trabalho, mas sai em direção ao aeroporto de Floripa. Meu voo era as 18h55min e eu chegaria no estádio as 20h30min, desta forma sempre tenho uma margem para atrasos. No meio do caminho, meu amigo Daniel (colorado), o qual sempre me recebe em POA durante minhas idas a jogos, me informa por sms que o aeroporto de POA esteve fechado praticamente o dia todo. O coração foi a mil, bateu um desespero e já comecei a pensar em alternativas, afinal fiquei 15 dias imaginando o jogo, a festa da torcida, o grito da Geral, a cervejinha antes do jogo... e estava prestes a dar errado meu planejamento...Faltavam 5 minutos pra chegar mas não me contive e liguei para a Infraero. Ufa, o meu vôo era o único que estava confirmado no horário(sorte?), todos os demais haviam sido cancelados e/ou estavam com algum atraso. Como informação de aeroportos no Brasil não são confiáveis, me apressei ainda mais para chegar, fazer o check-in e embarcar. Resumindo, só fiquei tranqüilo quando as 19hs decolamos. Vibrei como se fosse um GOL do GRÊMIO.
Chegando em POA, tempo ruim, frio, chuva, trânsito... mas isso não tem importância, afinal, estava indo ao jogo do GRÊMIO. O Taxista, senhor de idade, não passava de 60km/h, meus amigos me esperando no Olímpico para tomar uma cervejinha no Preliminar...

Cheguei próximo ao estádio.... ai vi que ia lotar... tinha muita, mas muita gente... corre corre e a polícia trancando ruas e passeios de forma inexplicável, tudo parecia ser feito para dificultar a chegada ao estádio (e dificultava mesmo).
No Preliminar a cerveja acabara, tive que ir longe para achar uma e só consegui comprar uma garrafa a R$ 6,00, é mole? “bebendo vinho” fui encontrar os amigos no P4. Meu lugar é na social, mas este ano estou indo (fui) na Geral. Para entrar no P11, P12 e P13 a polícia coloca um brete, sim, é um brete tipo aqueles para vacinar gado. Alias, pior do que aqueles, pois são grades de ferro que mal passa uma pessoa e que com pouco esforço são derrubadas, e quando se está falando de milhares de pessoas querendo entrar em um brete e a polícia fazendo de tudo para dificultar... resume-se em tumulto. Eram 4 bretes (1 feminino e 3 masculino). Somente 5 ou 6 policiais faziam a revista... e 2, 3 mil pessoas querendo entrar... resultado: empurra empurra e os bretes caindo sobre as pessoas... vivi o inferno...por pouco minha perna não foi quebrada, para evitar subi sobre o brete que me prensava contra o “meu brete”, e logo pensei, só falta a polícia achar que eu to “agitando” e descerem o cacete em mim... sorte que fui para frente e logo me livrei e passei para dentro do brete sem o tumulto que deixei para traz. Mas confesso que fiquei apreensivo, pensando que algo de ruim poderia acontecer, pois todos sabemos que quando uma multidão de aglomera é difícil conter pisoteamentos, etc etc.

Vou a jogos aqui em Floripa, e a Polícia nos trata com sorriso, no máximo com seriedade. Mas ontem, a polícia parecia nervosa, brava, em gerra. Mas gerra contra quem, somos torcedores e era jogo de torcida única. Talvez estavam bravos com a sua própria incompetência pela falta de planejamento e organização, é a única explicação. Até os seguranças do Grêmio que tentavam ajudar eram XINGADOS PELA POLÍCIA... bom não vou me estender, acho que é preciso rever algo na entrada do Olímpico, e não venham me dizer “porque não entra cedo....”. Também é claro tem que aqui registrar que os torcedores precisam ser mais educados, fazer empurra empurra não leva a nada.. ou melhor só leva a tragédias! Pensem nisso!

Bom, enfim entramos. O Anel inferior da parte da Geral lotado, achamos um lugar e ficamos por ali.

Durante todo este tempo, só me vinha na cabeça uma coisa:
Que tipo de tratamento é este que recebemos para vir em um jogo?
Sou sócio, e é assim que sou recepcionado?
O que poderia ser feito para reunir 40mil pessoas de forma mais civilizada?
E no próximo jogo que haverá público maior?
Final da Libertadores 2007: Estava na social, entrei 2horas antes do jogo e já ninguém se mexia, sim éramos estátuas com os braços bem fechadinhos, no lugar de 1 tinha 2 e isso foi até o fim do jogo, Corto um dedo se não colocaram mais de 60mil pessoas naquele jogo..

O jogo foi uma apreensão só, em dois momentos (gols do Corinthians) vibramos como se fosse gol do GRÊMIO.

Resultado: ESTAMOS NA SEMI-FINAL DA LIBERTADORES 2009.

Que venha o Cruzeiro.


Fiz todo este relato apenas para mostrar que quando se fala que ir a jogo de futebol é uma diversão, vamos para “desestressar”, para cantar, para se emocionar, vibrar, etc etc... mas no fundo não é bem isso... é uma batalha só.

Será que só nos resta a esperar que na ARENA haverá tudo isso que nós sempre imaginamos quando pensamos em ir a um jogo de futebol? Assim espero.

Resumindo, ser sócio nesta hora não fazia diferença alguma, e nem deveria, afinal torcedor é torcedor, e é por isso que as “vantagens” que temos em ser sócios não pode ser ir ao jogo, pois ir a jogo está longe de ser vantagem mas sim uma aventura arriscada.

Este final de semana irei fazer um resumo do fórum que está rolando em algumas comunidades do Orkut no qual questionei os torcedores sobre “porque NÃO sou sócio do Grêmio?”, que diga-se de passagem trouxe informações e sugestões interessantíssimas, além de termos ajudado alguns torcedores a virarem sócios. Aguardem!

Saudações IMORTAIS

E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário