segunda-feira, 12 de julho de 2010

Conheça o Grêmio do Prata

A. IDENTIFICAÇÃO

1. Nome do Movimento

Associação dos Gremistas do Prata.

2. Data da Fundação
15 de setembro de 2008.

3. Principais Fundadores
Rogério Suffi Fallavena
Darci Broillo
Sandro Leitzke
Luciano Remião Guerra
Ney Anderson Kegler dos Santos
Adriano Galvão

4. Principal objetivo da sua criação
O movimento tem como principal objetivo a transformação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense na maior marca das américas mediante uma política (fortes ações de marketing) de aproximação cada vez maior com os valores culturais do povo gaúcho e o resgaste da essência Grêmio. Acreditamos no potencial do clube, no potencial de seu torcedor, e cremos que seja ele o maior potencial de toda América Latina. Maior até que Boca Juniors e clubes do centro do país com grande torcida. Queremos um Grêmio, que seja Grêmio. Em todos os setores e nas entranhas do clube.


5. Atual Presidente e Equipe Diretiva
Rogério Suffi Fallavena, o presidente.
Cláudio Devit Medeiros, Ney Anderson Kegler dos Santos, Ana Vedder, Denis Almeida e Sandro David Lopez Leitzke a diretoria.

6. Quantos membros possui o Grupo. Quantos destes são conselheiros do Clube ? Poderia listá-los?
O Grupo possui 57 membros. O Grupo ainda não possui conselheiros devido ao pouco tempo de existência (15/09/08). Contudo, caminhamos a passos largos a um número bem expressivo de membros e apoiadores.

7. O Movimento participa da atual Gestão? Se não participa, concorda que seus membros participem?
Não. O Movimento Grêmio do Prata não participa da atual gestão tendo sérias divergências e críticas quanto ao que vem sendo realizado pela gestão do Presidente Duda Kroeff. Porém, fazemos a ressalva quanto ao trabalho do Irany Santanna Jr. e todo reconhecimento pelo seu esforço empreendido em manter o equilíbrio financeiro do Grêmio. Quanto a participação do Movimento e/ou dos integrantes, estamos sempre a disposição do Grêmio, independete de qual seja a gestão ou as pessoas que estão dirigindo o Grêmio. Desde que se possa ter liberdade para executar o trabalho e implementar os projetos que entendemos ser necessários para que o Grêmio volte a trilha das conquistas.

8. Existem membros nomeados para comissões internas do Grêmio ? Quais membros/comissões?
Não.

B. Ideias e Posicionamentos.

9. O Movimento é contra ou a favor da construção da Arena?
Somos favoráveis a uma ampla discussão do Projeto Arena junto ao quadro social do clube de forma aberta e franca. Se contra ou a favor da construção da Arena!? Bom, não se responde pura e simplesmente colocando de uma ou outra forma. Há que se pensar em como foi conduzido todo o processo e idealização do projeto. Não se trata, em absoluto, de uma avaliação da capacidade das pessoas que conduziram o processo em seu início. Mas sim, a maneira com a qual fora conduzido e elaborado o processo. Vejamos:

Inicialmente a discussão de um novo estádio girava basicamente em torno da possibilidade de sediar os jogos da Copa de 2014, bem como na idéia de um incremento considerável na arrecadação por meio do “em torno” digamos assim, do futuro estádio. Acreditamos que a discussão de um novo estádio, deve ter como prioridade a idéia de projeto para o Grêmio e servir o seu Torcedor. Não nos interessa sediar a Copa do Mundo ou qualquer outro evento que não sejam jogos do próprio Grêmio (ao menos nesses primeiros 20 anos). Até em razão de, durante os 20 anos, a Superficiária ter a posse da Arena. Quanto ao “entorno”, fica claro que o clube não usufruirá desse.

Dentro da idéia de projeto para o clube e a construção de uma idéia de Grêmio, frente a todas as necessidades e dificuldades que enfrentamos nesses últimos tempos, é necessário embarcar na construção de um novo estádio sob a égide do contrato vigente? Por que devemos desesperadamente, se atirar a construir uma nova casa com estas bases contratuais? O Olímpico não está condenado e tampouco está com suas estruturas abaladas a tal ponto de ser realizado tudo as pressas. Resolver os mais diversos problemas que vêem aflingindo o Grêmio praticamente nesta década inteira não seria prioridade?

Contudo, os acontecimentos se sucederam. E menos de 10 conselheiros leram o contrato e seus anexos. O torcedor ficou alijado da discussão, a não ser via imprensa. E, infelizmente alguns dirigentes entraram numa campanha de depreciação do Estádio Olímpico ( nossa casa coberta de Glórias e Conquistas).

Alguns dirigentes afirmam que a Arena é uma realidade. Se de fato é uma realidade, que tudo transcorra da melhor forma possível. E que as discussões possam ser ampliadas. Só vem a acrescentar ao projeto.

10. O Movimento é contra ou a favor da Cláusula de Barreira para o CD?
O movimento é CONTRA a cláusula de barreira uma vez que ele impede a entrada de novas idéias no CD. A claúsula obriga a realização dos chamados “chapões” que sob o disfarce da convergência de idéias abriga apenas a garantia da continuidade dos mesmos nomes e pensamentos.

11. O Movimento é contra ou a favor da Cláusula de Barreira para o Presidente?
Sim. O movimento é CONTRA a cláusula de barreira para Presidente. Esta cláusula impede o exercício da democracia plena pelos sócios. Ela mantém o sócio fora da decisão, uma vez que tal cláusula leva para o pleito apenas os candidatos que de uma maneira ou outra atendem os interesses do CD que é viciado pela clausula da pergunta 11.

12. Tem uma sugestão de melhoria/avanço nessas questões?
Obviamente a queda das cláusulas de barreira.

13. Como seus integrantes votaram na reunião sobre a Cláusula de Barreira?
Não votamos, mas em votando o voto seria pela queda das mesmas.

14. Se o movimento não participa/apoia a atual Gestão, o Movimento já tem candidato para as próximas eleições ?
O Movimento tem trabalhado arduamente no intuito de concorrer e entrar para o Conselho Deliberativo nas próximas eleições a serem realizadas em setembro. Entrar e revolucionar o Conselho. Quanto as eleições para Presidente, por não haver nomes de Pré-Candidatos não podemos nos posicionar encima de suposições.

15. O Movimento é contra ou a favor aos sócios votarem pela Internet ?
Sim, desde que haja um controle rigoroso das partes envolvidas no processo de eleição.

16. O Movimento é contra ou a favor de postos de votação no interior ?
Sim. Facilitaria muito a vida dos sócios. Um Quadro Social na maior cidade da região, com pareceirias com consulados, estimulariam mais sócios ao clube.

17. Quais as principais contribuições que o Movimento já deu ao Grêmio? Foram somente quando estavam na Gestão?
As principais contribuições do Movimento fora sugestões e críticas a atual gestão, bem como, participar de reuniões com outros movimentos, ir a programas de rádio, escrever colunas convocando a torcida para os jogos, defesa do GRÊMIO diante de ataques da imprensa onde invariavelmente a gestão se calou. Lutar pelos direitos da torcida, mais especificamente pela GERAL. Nunca estivemos na Gestão do GRÊMIO, porque se estivéssemos o GRÊMIO não estaria nesta situação de distanciamento da torcida e apatia em campo. Jamais permitiríamos que discussões vazias atrapalhassem o desempenho do time em campeonatos e, creio eu, que nunca sairíamos da Azenha.
18. O movimento tem conselheiros faltosos que poderiam ser enquadrados no artigo 66?
O Movimento ainda não possui conselheiros devido a seu pouco tempo de existência (desde 15/09/08). Mas, deixamos claro o nosso posicionamento de total reprovação aos conselheiros faltosos e a omissão tanto do próprio Conselho Deliberativo como dos Movimentos em não tomarem uma posição e atitude a esse respeito. No Estatuto do Movimento Grêmio do Prata está previsto a expulsão do integrante que ferir o Estatuto do Grêmio. Pensamos e entendemos que o cuidado e o respeito com o Grêmio deve começar dentro do próprio Movimento.

C. Estrutura

19. O Movimento tem sede física ou algum site atualizado na internet?
O Movimento tem o site www.gremiodoprata.com.br que está com novo layout.

20. Quais as formas de um gremista entrar em contato com o Grupo?
Para entrar em contato com o Grêmio do Prata basta acessar o site www.gremiodoprata.com.br ou seguir no twitter http://twitter.com/Gremio_do_prata ou na comunidade do Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92373939 .

21. Como são aceitos novos membros? Existe alguma exigência para entrar no Grupo?
São aceitos mediante a concordância com o Estatuto do Movimento Grêmio do Prata, ao preenchimento da ficha de inscrição e concordância e assinatura da carta que segue em anexo. E evidentemente que após uma avaliação criteriosa do caráter, honra e moral.

———

Amanhã é a vez do Grêmio Vencedor

Ass.: Blogremio

Nenhum comentário:

Postar um comentário