quinta-feira, 27 de maio de 2010

De Colaborador: Amor, Decepção, GRÊMIO!

Há tempo queria escrever algo que misturasse pouco de tudo - umas pitadas de decepção e tristeza, mas muita paixão, amor, entrega, e o que me faz escrever esse texto, cumplicidade.

Quem não se lembra daquele Grêmio de Lara, que morreu após um jogo, ou de André Catimba que acabava com uma hegemonia do nosso maior rival, ou de Tarciso, o grande flecha negra, que hoje, mesmo com a idade batendo, quando coloca o manto, corre como um jovem, quando ainda vestia essa camisa profissionalmente... Ah... aquele Grêmio de 1983 que contava com Renato Gaúcho, Mário Sérgio, Mazzaropi, De Léon, que nos trouxe nosso maior orgulho: “O MUNDO”! Quem há de se esquecer daquele time de 1995, Adílson, o Capitão América, Carlos Miguel, Jardel, Danrlei, Arce, Paulo Nunes e Dinho, nosso maior exemplo de raça e vontade. Quem se esquece da célebre frase de Baltazar, o artilheiro de Deus: “Deus está guardando algo para mim” quando errou aquele pênalti numa final e depois marca o gol do título. Entre tantos outros ídolos da atualidade.

Mas esse texto não se trata de lembranças, de passado que já sabemos que é glorioso esse texto quer tratar do futuro, para que ele seja igualmente glorioso, ou até mais. E se é esse o Grêmio que tu, torcedor, quer de volta certo? Então leia o texto que se segue:

Vejo muitos gremistas, que se intitulam dessa maneira pelo menos, se orgulhando e estufando os peitos pra gritar aos quatro ventos SOU GREMISTA, SOU BORRACHO, normal… se não fosse somente nas horas em que somos campeões, ou estamos vivendo bons momentos em campo.

Isso para mim é um simpatizante do time e não propriamente um TORCEDOR. Na minha opinião ele devia se intitular assim.

Torcedor que se orgulha do time e quer vê-lo ganhar não deve pensar individualmente. O que quero dizer com isso é que temos que agir juntos para tornar o GRÊMIO uma instituição ainda mais forte. Sim, você pode dizer que já vê seu clube como uma empresa e que só vai se associar a esta empresa, caso ela te repasse vantagens. O GRÊMIO ESTÁ FAZENDO ISSO!!! Agora esses dias ouvi de um "torcedor": "Só me cadastro no Exército Gremista, caso o GRÊMIO ganhe a Copa do Brasil". Aí me pergunto, esse é um torcedor de verdade? Nem uma ação que tá priorizando ele, o torcedor, o rapaz aí quis, sendo que é DE GRAÇA!

O Sponchiado, com seu brilhante apontamento no site Grêmio Floripa nos prova, que o torcedor deve sim participar ativamente no clube, e sim, os de longe também serão contemplados com vantagens e promoções. O Exército Gremista é o ponta pé inicial do Grêmio para estreitar sua relação com seus milhões de torcedores.

Se você quiser ter idéia do que o torcedor pode representar na vida de um clube, cito novamente nosso amigo Sponchiado, que brilhantemente escreveu um projeto de crescimento de quadro social e ele está disponível na internet (clique aqui). É grande, mas vale a leitura, é de extrema qualidade e muito esclarecedor para quem acha que torcer é só dentro de campo.

Hoje o plano de sócio existente "Sócio Torcedor", tem um valor irrisório perante a paixão de seu torcedor, se R$ 33,00 te tiram o pão e o leite da mesa é compreensível, mas se ele te tira uns litros de cerveja da barriga ou mesmo uma festinha por mês, será que não vale investir num plano que vai te dar descontos, e dependendo até fazer você economizar o valor da mensalidade ou até mais? Além de em curto, médio e longo prazo te dar várias alegrias?

Quantas vezes você ficou com o grito de campeão entalado na garganta e quer soltá-lo? Mas aí quando perdemos você se vira vai pra casa e torce pra não ser visto no outro dia. Não digo que é errado, cada um tem seu jeito, se não quer sair com a camisa e assumir seu gremismo para os outros, tudo bem. Mas eu costumo usar a camisa nos momentos difíceis, que é aí que o Grêmio precisa de nossa ajuda, do nosso amor, do nosso alento, da nossa TORCIDA e não de simpatizantes, que até largam a mensalidade e jogam fora a carteirinha.

Só seremos campeões quando, não precisarmos mais queimar nossos craques, vendendo-os para clubes a preço de banana, e para isso, precisamos de receita fixa!! A RECEITA FIXA só vem com mensalidades, sócios, e não simples sócios. Ela vem através de sócios participativos, que votam, que vivem o clube, que querem o clube lá no topo sempre. E cada um desses sócios faz parte dessa instituição, e foi ele que colocou aquele caneco no nosso memorial. Porque não é só o jogador que joga, eles estão lá no campo, mas a torcida é o diferencial. Portanto, se transformarmos a torcida em sociedade participativa que vai adquirir produtos originais, ser sócia, ir aos jogos, emprestar sua voz por 90 minutos para o Grêmio, votar no presidente que considerar melhor, nós conseguiremos ser um clube diferente, um clube ainda mais respeitado e maior do que já somos.
Mesmo o Grêmio tendo adotado a frase: "Nada pode ser maior", eu acredito sim que podemos ser maior, afinal eu sou GREMISTA, e para o Grêmio não há limites, não há o impossível, mas sim a raça, a superação e o amor. E são esses fatores que fazem do Grêmio conhecido por não ter simples torcedores, mas sim apaixonados, que seguem uma religião chamada GREMISMO.

Só falar, é fácil, agir é difícil, a sociedade é individualista, mas o Grêmio não, o torcedor gremista irá te escutar se tu pedir 5 minutos do dia dele! Ele com certeza não vai te negar, pode ter certeza! Hoje em Florianópolis somos pouco mais de 170 Sócios, e pouco mais de 1500 cadastrados no Exército Gremista, mas podemos duplicar estes números, e muito mais que isso, e para que isso aconteça só depende de nós, de nós já alistados, já associados. Vamos convocar mais, chame amigos, parentes, conhecidos e até desconhecidos no meio da rua, se tá com alguma coisa identificando nosso Imortal Tricolor, aborde, converse, e de repente além de um novo sócio e/ou novo alistado, você ganha um novo amigo(a), socialize-se!

Quer aqueles times que te fazem sonhar, aqueles times que muitos que estão lendo este texto, sequer viram jogar, mas idolatram, porque foram justamente estes times, que fizeram o Grêmio ser o que é hoje, ter esta aura de IMORTAL. Somos imortais por tradição! Tradição esta criada, e mantida por tantos e tantos ídolos e times que nos trouxeram títulos e mais títulos. Tudo que há pra ganhar, GANHAMOS! Nada nos falta. Mas sempre queremos mais, essa sede por novos títulos, novas faixas no peito e novos gritos de: “É campeão” querendo sair de nossas gargantas, surgiram quando ouvimos histórias de nossos pais, amigos, parentes que vivenciaram aquele Grêmio que nada temia, que tudo enfrentava, que tudo desafiava, até a lógica e a mortalidade. Por isso nos tornamos IMORTAIS! E devemos manter essa tradição e vamos mantê-la! Como temos feitos nesses últimos anos. Por isso devemos continuar apoiando nosso clube, seja no estádio ou fora dele. Você torcedor é importante, faça isso valer!

Somos diferentes! Somos GREMISTAS! Vamos fazer a diferença, ajude seu clube, seja se registrando no Exército Gremista, seja se associando, e caso tu já seja sócio ou participante do Exército Gremista, divulgue! Aliste mais torcedores, convoque essa massa de milhões de torcedores para se juntar ao clube que juntos, torcedor e Grêmio, nós nos tornaremos ainda maiores, ainda mais odiados por aqueles que não gostam do futebol raçudo, futebol de verdade!


Vamo Grêmio!!!


Por Rafael Marrone
Gremista de Jurerê, Sócio Proprietário Gremista desde 2007 e acadêmico de História na UFSC

2 comentários: