segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

100 mil sócios

Semana que vem iniciamos a disputa da Libertadores e de quebra o GRÊMIO deve lançar a nova campanha de associação.

Desde que Renato chegou ao Olímpico, vários fatores culminaram em uma crescente do quadro social: a campanha da reta final do BR10; a classificação a LA11; a nova direção que soube explorar o "ânimo" do torcedor;  a desgraça do rival; e ainda a quase contratação do R10.

Hoje nos aproximamos dos 55mil sócios EM DIA, e o Exército Gremista se aproxima dos 300mil.

Já foi divulgado pela direção e desta vez, até que enfim, terão culhão para lançar, uma campanha que visa atingir também ao torcedor que QUER SER SÓCIO, mas NÃO TEM COMO IR A JOGOS.

Muitos podem dizer: bobagem, Gremista que é Gremista se associa e pronto. Outros já pensam diferente, porque pago para algo que não uso?

Não importa o motivo nem o pensamento de cada um, existe um fato comercial envolvido e isso não vale apenas para clubes: quando você tem um único produto você passa a limitar o potencial do teu consumidor.

BINGO: A partir do momento que você aumenta as opções, amplia-se também a abrangência dos possíveis compradores. Logo, mais vendas. No nosso caso, mais sócios.

Não tenho detalhes da campanha, ainda, mas a rede social de Gremistas será envolvida na divulgação.

Das tantas opções que aqui já apresentei, aposto que uma ou até mesmo as duas a seguir serão lançadas:

   1) % diferentes de 50%: O torcedor poderá optar por qual % deseja no desconto do ingresso, podendo este ser ZERO, e com isso o valor da mensalidade diminui, por exemplo, para R$ 18,00.

   2) Produtos em troca do desconto no ingresso: O valor da mensalidade se manteria e ao invés de ter direito a 50% de desconto no ingresso ele receberia produto(s) a cada 6 meses ou 1 ano, por exemplo, uma camisa oficial.

No meu entendimento as duas deveriam co-existir, com isso você daria opções muito interessantes e variadas atingindo assim a quem  mora na AZENHA ou em Fortaleza, e com isso terminaremos com a velha "desculpa" do Gremista que diz que não é sócio porque mora longe ou porque não tem "benefícios".

Existem duas grandes vantagens nestas duas modalidades: 1) Quanto menor o % de desconto, menor será o subsídio que se "pagará" na ARENA; 2) Como o "benefício" maior será um produto, o resultado de campo não irá interferir no pagamento ou não da mensalidade, além disso, no fundo é como se garantíssemos a venda de um produto de forma antecipada.

Podem ser outras opções, só espero que elas atendam as expectativas daqueles que atualmente sentem-se "prejudicados" por não poderem usufruir daquilo que ele pagaria até mais se pudesse, que é ir ao jogo.

Penso que o Exército Gremista é a base para tudo, e ele mostra que sim, mais de 50% dos torcedores atualmente conhecidos do GRÊMIO não moram próximos ao Olímpico, logo, para buscar este sócio, não é com desconto no ingresso que irá sensibilizá-los.

O PC Verardi está focado nesta que poderá ser a maior cartada da direção para que antes da inauguração da ARENA tenhamos um quadro social que gere o dobro da receita atual, passando dos atuais +- 24milhões/ano para algo em torno de 50 milhões/ano.

É óbvio que este tipo de modalidade gerará migrações da modalidade atual (Sócio-Torcedor) para uma delas, mas este torcedor que fará a mudança era um potencial inadimplente, e ao fazer esta troca possivelmente ele irá "encaixar" (na visão dele) no seu fluxo de caixa e portanto será fiel.

Aos tantos torcedores que há anos reclamam desta falta de opção, desta vez poderão se juntar aos 55mil e tenho certeza não atingiremos os 100mil até o lançamento da ARENA e sim 140mil.

E tenho dito!

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