quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROCESSO ELEITORAL - Estão querendo enganar quem?

Hoje o CD vota pela mudança na cláusula de barreiras para as eleições do CD e de Presidente.

Reduzir a cláusula de Barreiras de 30% para 20% é tapar o sol com a peneira, ação de pouco, pra não dizer nenhum efeito.

Chega que "Chapão" para poder concorrer ao CD.

O maior problema no GRÊMIO é ele NÃO permitir representatividade no CD e principalmente NÃO permitir que TODO o associado VOTE.

Analisando apenas o aspecto representatividade, nada mais justo que o CD seja composto através dos VOTOS dos sócios, na sua proporção e não por “legenda” ou “chapa”.

Qual o problema dos sócios organizados montarem uma chapa e elegerem 1, 2, 3 representantes? 

Na última eleição se não me engano cada integrante da chapa elegeu-se com 40 votos (+-6mil votos/150) per capita, sendo que votaram 60 sócios por vaga (+- 9mil votos/150).

Pergunto, porque um sócio não pode ser eleito com os mesmos 40 ou 60 votos? Aonde está o mal nisso?

Considero de pouco avanço uma “simples” redução porque creio que a principal mudança não está na Clausula de Barreira e sim aumentar a participação do sócio. 

Deixar com que o associado exerça seu direito a voto, eis a questão.

De nada adianta ser 30, 20, 10% até ZERO se SOMENTE o sócio que "mora do lado do clube" consegue votar, continuaremos com pouca representatividade DOS SÓCIOS.

Sei que isso já esta em estudo, mas francamente, ou virará tese de doutorado ou este "está em estudo" é pura enrolação.

Salvo engano de arredondamentos, estavam aptos a votar cerca de 18mil, votaram 9mil (50%) e o CD foi eleito com 51% dos vtos, logo 25% dos sócios elegeram o "chapão".

Neste caso a redução da clausula de barreiras pra mim, perde o sentido, pois continuaremos sem representatividade dos sócios.

Porque que o A, B ou C que mora  ao lado do Olimpico ou loonge dele e tenha um grupo organizado e com vontade de trabalhar pelo Gremio precisa fazer “acordos” com movimentos políticos para conseguir participar de uma eleição?

Preciso me "aliar" a um movimento político para poder fazer parte do CD? Preciso ser considerado "amigo" de A, B ou C para fazer poder concorre a eleição?


Me dá arrepios cada vez que vejo um movimento político se desmembrar em outro, isso é e será assim enquanto as eleições “forçarem” os chapões.

Tenho pouco conhecimento de Grêmio, mas me parece que os avanços são muito mais amplos do que o que ira se votar hoje no CD.

Para Presidente deveria ser a mesma coisa, JAMAIS votação via CD!

E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário