sexta-feira, 29 de julho de 2011

A administração profissional dos clubes de futebol

Recebi, e replico este pensamento do Irineu.


Por: Irineu Staub

 
O Grêmio, como os demais clubes, tem que reformular tudo.

A começar pela "mentalidade dirigente".

Enquanto a administração não for organizada, estruturada, institucionalizada e “operacionalizada” por administradores profissionais e executivos competentes que façam o clube funcionar independentemente dos ocupantes dos cargos eletivos, isso que se “convencionou” chamar de "gestão de clubes”  será apenas uma incerteza à mercê dos "tocadores" de mandato,  que se sabe "como começam, mas nunca como terminam"!

Sem a indispensável implementação estrutural dos processos organizacionais,  “vingará” sempre o mesmo discurso de conselheiros, dirigentes, comissão técnica e imprensa, com o equivocado endosso da torcida: adotar a “falaciosa” solução de "trocar as moscas"!

A questão fundamental é que a "IDEOLOGIA DO AMADORISMO" EXPULSOU A CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO da vida dos clubes!

O futebol transformou-se num grande, complexo e milionário negócio, estruturado sobre múltiplas e contraditórias perspectivas, demandas e interesses, sepultando de uma vez por todas os "achismos", amadorismos e outros "ismos" que contaminam o que seria a "gestão" dos clubes!

Só a Administração (no sentido de Ciência Empírica operada como tecnologia de intervenção na realidade) poderá mudar a performance dos clubes, por meio do diagnóstico, planejamento e administração estratégica, com objetivos, os meios para alcança-los, padrões de desempenho e critérios de atuação.

Infelizmente, fora da Administração não há mais salvação! Acabou o tempo do “jeitinho”!

Conduzir um colosso do tamanho do Grêmio sem estrutura e administração profissional é apenas apelar ao uso repetitivo da fórmula do "embromation" combinada com "enrolation" e que geralmente acaba em "enganation"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário